Irmão de Obama apoia Trump na corrida à Casa Branca

por Cristina Sambado - RTP
Thomas Mukoya - Reuters

Malik Obama, meio-irmão do Presidente dos Estados Unidos, revelou que vai votar em Donald Trump nas eleições norte-americanas de novembro, por se identificar com as ideias do Partido Republicano.

Malik Obama, de 58 anos, vive no Quénia, mas vota no Estado americano de Maryland, afirmou, numa entrevista ao jornal New York Post, que gostaria de conhecer Donald Trump.

“Gosto de Donald Trump porque ele fala com o coração. Voltar a tornar a América forte é um grande slogan. Gostava de o conhecer”, afirmou Malik.

Na entrevista, o meio-irmão do Presidente norte-americano, confessa que ficou “desiludido com a administração” de Barack Obama.

Malik não poupa críticas a Hillary Clinton, a candidata democrata à Casa Branca, ao afirmar que “devia ter conhecimento do que são informações confidenciais”.

O meio-irmão de Barack Obama critica também fortemente a ação do Presidente dos Estado Unidos e de Hillary Clinton pela intervenção na Líbia que levou à morte de Muammar Khadafi, líder de quem Malik era muito próximo.

“Penso que livrarem-se de Khadafi não tornou as coisas melhores na Líbia. O meu irmão e a secretária de Estado desapontaram-me neste assunto”, frisou.
Homossexualidade e poligamia
Há um outro tema que divide os irmãos Obama: o casamento homossexual. Segundo o New York Post, Malik acredita na instituição casamento e atualmente até tem três mulheres. Uma delas terá casado com ele quando ainda era adolescente. Talvez por isso, gostaria de saber o que é Donald Trump pensa sobre a poligamia.

“Sinto-me um republicano, porque eles não apoiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo e isso diz-me muito”, sublinha Malik.

Malik é um dos sete meios-irmãos de Obama, atualmente vive no Quénia e é diretor de uma fundação com o nome do pai, Barack H. Obama. Durante muitos anos viveu no Estado de Maryland, onde trabalhou como contabilista e está registado como eleitor.

Barack H. Obama deixou o Quénia em 1959, na altura Malik tinha um ano e a mãe estava grávida, e foi viver para o Havai onde conheceu Stanley Ann Dunham, mãe de Barack Obama. O Presidente Obama tem sete meios-irmãos de ambos os lados da família.

Os irmãos Malik e Barack só se conheceram em 1985. E em 2013, a relação entre os irmãos azedou, quando Barack não apoiou o intuito de Malik de se tornar governador do condado de Siaya, no Quénia.
Tópicos
pub