Reportagem

Isabel II de Inglaterra morre aos 96 anos de idade e 70 de reinado

por RTP

Várias pessoas estão a ir para o Palácio de Buckingham para prestar uma última homenagem à Rainha Isabel II Reuters

Morreu a Rainha Isabel II de Inglaterra. A monarca tinha 96 anos e contou sete décadas de reinado, um dos mais longos de sempre. Faleceu no Palácio de Balmoral, ao pé da família. A informação já foi confirmada pelo Palácio de Buckigham.

Mais atualizações

Isabel II. Imagens de uma vida



00h55 - Luto em Lisboa. Comunidade britânica assinala morte da sua monarca



00h20 - Adeus emocionado dos líderes mundiais a Isabel II



22h20 - RTP em Balmoral



22h01 - Multidão no Palácio de Buckingham

A partir do momento em que se soube da morte da Rainha Isabel II, uma multidão de admiradores encheu a rua em frente ao Palácio de Buckingham para prestar uma última homenagem à monarca que esteve no poder durante sete décadas.

Foto: Reuters

21h31 - Britânicos no Algarve falam em orgulho no reinado da Rainha Isabel II

No Algarve vivem quase 19 mil britânicos.

As reações de britânicos a viver em Portugal face à morte da Rainha Isabel II mostram orgulho no percurso de sete décadas de reinado.

O repórter Mário Antunes ouviu várias reações à morte da Rainha e alguns ainda não sabiam naquele momento.

21h13 - Carlos III é o novo rei

O filho mais velho da rainha Isabel II foi o príncipe que mais esperou para ascender ao trono na história do Reino Unido. Nos últimos anos, a popularidade de Carlos subiu e hoje, o novo rei , é encarado com alguma expectativa pelo povo britânico.


21h11 - Erdogan fala sobre a morte da Rainha

O presidente da Turquia também falou da morte da Rainha Isabel II e disse estar "triste" pela morte da monarca. Tal como muitos outros chefes de Estado, Erdogan enviou condolências à família real e ao povo britânico.

21h09 - Jair Bolsonaro lembra frase de Isabel II



21h07 - Vladimir Putin apresenta condolências

O presidente da Rússia apresentou as condolências ao povo britânico depois da morte da Rainha Isabel II, que considera ser uma "perda irreparável" para o mundo.

A mensagem foi enviada ao novo rei, Carlos III, e Putin disse a Rainha "desfrutou do amor e respeito dos seus súbditos, e também de uma autoridade reconhecida a nível mundial".

E Putin acrescentou ao novo rei: "Desejo que tenha coragem e resiliência em face desta dificuldade. Posso pedir-lhe para passar as minhas sinceras condolências à família real e ao povo do Reino Unido".

21h05 - A reação de Aníbal Cavaco

"A partida da Rainha Isabel II, no fim de um reinado ímpar em transformações sociais, económicas e políticas na Europa e no Mundo, é um momento para refletirmos sobre o sentido profundo de serviço que marcou a sua vida, em que relevou uma notável sabedoria.

Impressiona o sentido de dever e de serviço de uma soberana que, até ao último dia da sua vida, exerceu com extraordinária dignidade as suas funções, ao ponto de o seu último ato oficial ser o do exercício do seu poder mais importante, o de convidar uma nova primeira-ministra a formar governo.

Ao longo do tempo em que exerci funções públicas tive oportunidade de me encontrar com Isabel II por diversas vezes. A primeira foi em 1986, nas comemorações dos 600 anos do Tratado de Windsor, no Castelo que lhe deu o nome, em que celebrámos a antiga aliança que une os nossos países. A última foi em 2012, quando representei Portugal na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Pelo meio tive ocasião de trocar com ela impressões em diferentes jantares oficiais por ocasião de cimeiras europeias, de que guardo gratas memórias.

Neste momento histórico e de grande pesar, presto a minha homenagem a Isabel II, cujo exemplo de dedicação e serviço deve guiar todos os que exercem funções públicas."

21h01 - Liz Truss falou com o Rei Carlos III

A primeira-ministra britânica falou com Carlos III depois do comunicado de Liz Truss em Downing Street. A informação foi avançada por um porta-voz de Truss.

20h51 - Papa Francisco "triste" com a morte de Isabel II

O Papa Francisco disse estar profundamente triste pela morte da Rainha Isabel II e deu as condolências à família real.

"Junto-me aos muitos que choram a sua morte e pelos que rezam pelo descanso eterno da falecida Rainha Isabel II".

O Papa lembrou também a vida de serviço ao povo britânico e à Commonwealth.

20h40 - Féretro de Isabel II deverá chegar a Buckingham nós próximos dois dias



20h34 - População juntou-se às portas do palácio real

A notícia da morte da rainha Isabel II levou uma multidão às portas do Palácio de Buckingham, residência oficial da monarquia britânica. Ao início da tarde, as notícias do estado de saúde da rainha não deixaram os britânicos indiferentes.

Nas ruas de Londres, ouviram-se mensagens de rápidas melhoras.

20h29 - Isabel II. Uma vida em imagens



20h24 - Desapareceu a monarca mais velha do mundo

Isabel II, Rainha de Inglaterra, com 7 décadas de reinado, morreu aos 96 anos, depois de o seu estado de saúde se ter deteriorado nas últimas horas.

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte vão manter-se em Balmoral esta noite e regressam a Londres amanhã"

Há vários meses que o estado de saúde de Isabel II se estava deteriorar.

Os problemas de mobilidade da Rainha eram conhecidos, mas um comunicado do Palácio de Buckingham divulgado ao início da tarde fez o Reino Unido recear logo o pior.

20h15 - O anúncio

Um comunicado a anunciar a morte da Rainha Isabel II foi colocado nas grades do Palácio Holyroodhouse, Edinburgo, Escócia. A foto é de Carl Recine, da Reuters.


20h12 - Presidente do Conselho Europeu destaca valores legados pela monarca

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, destacou hoje "a importância dos valores" legados pela rainha Isabel II a "um mundo moderno com o seu serviço e compromisso", no dia em que faleceu a monarca.



"Os nossos pensamentos estão com a família real e todos aqueles que choram a rainha Isabel II no Reino Unido e em todo o mundo. Nunca deixou de nos mostrar a importância de valores duradouros num mundo moderno com o seu serviço e compromisso", escreveu Michel no Twitter.

20h09 - Marcelo confirma presença no funeral de Isabel II

Durante a reação aos repórteres no Rio de Janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa confirmou que irá estar presente no funeral de Isabel II.

Apesar da ligação pessoal à monarca britânica, o presidente português confirmou que irá "enquanto chefe de Estado".

20h08 - Nicola Sturgeon fala em "momento triste"

A primeira-ministra da Escócia disse que a morte da Rainha Isabel II marca um momento triste para o Reino Unido, a Commonwealth e para o mundo.

"A sua vida foi de dedicação e serviços extraordinários. Em nome do povo escocês, ofereço as minhas condolências ao Rei e à família Real".



20h00 - Isabel II. Um reinado de sete décadas

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Subiu ao trono após a morte do pai, com 25 anos. Resistiu a guerras, crises políticas, tragédias mundiais e familiares e manteve sempre a autoridade e união de forma discreta. Reinou durante 70 anos e transformou-se numa das maiores e mais respeitadas personalidades do mundo inteiro.


19h56 - Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá fala sobre a Rainha Isabel II



19h54 - Ursula von der Leyen lembra Isabel II

A presidente da Comissão Europeia reagiu à morte da monarca britânica, lembrando que o longo reinado deixará como legado uma das personalidades mais marcantes a nível mundial das últimas décadas.

"Ofereço as mais sinceras condolências à Família Real e ao povo britânico".


19h49 - Roberta Metsola fala sobre a morte de Isabel II

A presidente do Parlamento Europeu lembrou o legado da Rainha Isabel II que morreu esta quinta-feira aos 96 anos.



19h41 - Secretário-geral da NATO lembra "liderança altruísta e serviço público"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, lamentou hoje a morte da rainha Isabel II, destacando que ao longo de mais de 70 anos a monarca exemplificou uma "liderança altruísta e de serviço público".



"As minhas mais profundas condolências à Família Real, aos nossos aliados da NATO, Reino Unido e Canadá, e ao povo da Commonwealth", referiu Jens Stoltenberg, numa nota na rede social Twitter.

(agência Lusa)

19h36 - Rei Carlos III faz um comunicado na morte de Isabel II

O sucessor de Isabel II, o seu filho Carlos, agora rei Carlos III, acaba de emitir um comunicado sobre a monarca inglesa das últimas sete décadas.

"A morte da minha querida Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de enorme tristeza para mim e para os membros da minha família", refere o comunicado do rei Carlos III.

19h34 - Santos Silva enaltece "enorme contribuição para a democracia britânica"



19h33 - Boris Johnson emite comunicado

O antigo primeiro-ministro do Reino Unido manifestou profunda tristeza pela morte de Isabel II.



19h27 - Liz Truss. Isabel II era "amada e admirada". "Que deus abençoe Carlos III"

"Estamos todos devastados" com a notícia da morte da Rainha Isabel II, reagiu a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, empossada há apenas dois dias pela monarca.

A primeira-ministra lembrou a dedicação de Isabel II ao cargo que ocupava, frisando que, nessa mesma ocasião terça-feira, a Rainha se "mantinha determinada".

Era "amada e admirada pelos britânicos e por todo o mundo" acrescentou Liz Truss, lembrando que Isabel II "tocou a vida de milhões de pessoas" tendo visitado "mais de 100 países".

"Deixa-nos um grande legado" afirmou a chefe de governo.

"Hoje a coroa é transmitida para o novo monarca, Rei Carlos III", acrescentou Truss. "Entramos numa nova era do nosso magnífico país. Que Deus abençoe o Rei", concluiu a primeira-ministra no seu primeiro breve comunicado oficial após a morte de Isabel II.

19h23 - Sítio oficial da Família Real a negro

O sítio oficial da Família Real encontra-se a negro, com uma imagem da Rainha Isabel II e as datas de nascimento e da sua morte.


19h21 - António Costa reage à morte de Isabel II

O primeiro-ministro português escreveu na rede social Twitter ter recebido com tristeza a notícia da morte de Isabel II, endereçando condolências à família real e ao povo britânico.


19h19 - Qual vai ser o protocolo London Bridge?



19h15 - União Europeia lembra reinado de "construção da paz e da reconciliação"

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, elogiou o "contributo único" da rainha Isabel II "para a construção da paz e da reconciliação", sublinhando que a monarca "supervisionou os principais eventos dos séculos XX e XXI".



"O reinado formidável da Rainha Isabel II viu eventos-chave dos séculos XX e XXI. A União Europeia presta tributo à sua contribuição única para construir a paz e a reconciliação".

19h11 - Marcelo saúda "inteligência, sabedoria e experiência" de Isabel II

O Presidente da República lamentou a morte da Rainha Isabel II esta tarde em Balmoral, Escócia, lembrando a "sabedoria" e "inteligência" sempre demonstradas pela monarca britânica.

Marcelo destacou ainda a importância dada por Isabel II às "relações com Portugal" que sempre "considerou como prioritárias na sua visão da política externa do Reino Unido".

19h09 - Zelensky apresenta condolências em nome da Ucrânia

Numa altura em que o seu país está no meio de uma guerra, Volodymyr Zelensky apresentou condolência ao Reino Unido pela morte da monarca.

O presidente da Ucrânia disse que "foi com muita tristeza que recebeu as notícias da Rainha Isabel II".



19h04 - Emmanuel Macron destaca "espírito de união"

O presidente de França também já se manifestou nas redes sociais sobre a morte da Rainha Isabel II.

"Sua Majestade a Rainha Isabel II deu corpo à continuidade e unidade britânicas dos últimos 70 anos. Lembro-a como uma amiga de França, uma Rainha de coração bom que deixou uma impressão duradoura no seu país e durante o século".




19h01 - António Guterres "profundamente triste" pela morte de Isabel II

O Secretário-Geral das Nações Unidas já reagiu à morte da Rainha Isabel II nas redes sociais.

"Estou profundamente triste com a morte de Sua Majestade a Rainha Isabel II, admirada em todo o mundo pela sua liderança e devoção".

"Ela era uma boa amiga das Nações Unidas e uma presença que dava segurança durante décadas de mudança".



18h57 - Casa Branca reage à morte de Isabel II

A administração Biden já reagiu à morte da monarca britânica. A Casa Branca disse que "os nossos corações e pensamentos estão com a família da Rainha e os cidadãos britânicos".



18h50 - Palácio de Buckingham anuncia morte de Isabel II

Numa publicação na rede social Twitter, o Palácio de Buckingham anunciou a morte da Rainha II, de 96 anos, e com 70 anos de reinado.



"A Rainha morreu em paz em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte continuarão em Balmoral esta noite e voltarão a Londres amanhã".

18h30 - Morreu a Rainha Isabel II

Morreu a Rainha Isabel II de Inglaterra. A monarca tinha 96 anos e contou sete décadas de reinado. Faleceu em Balmoral, ao pé da família. A informação já foi confirmada pelo Palácio de Buckingham.

A saúde da rainha foi-se agravando ao longo do dia desta quinta-feira, como indicavam os boletins oficiais que davam conta do seu estado: "Após uma nova avaliação esta manhã, os médicos da Rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica", uma propriedade na Escócia, revelava o palácio numa breve declaração.

O seu filho e herdeiro do trono, Carlos, e a mulher, Camila, já estavam em Balmoral. Também o neto Guilherme e o príncipe André, bem como a princesa Ana e o príncipe Eduardo já se encontravam na residência para estar junto da monarca.