Israel acusa Rússia de afetar operação do aeroporto Ben Gurion

por Paulo Alexandre Amaral - RTP
Até ao momento, não foi registado qualquer acidente relacionado com a alegada interferência Ronen Zvulun - Reuters

A segurança israelita aponta à Rússia a responsabilidade pelos recentes incidentes com o GPS do aeroporto internacional Ben Gurion. Em causa estará o sistema de “guerra eletrónica” usado pelos russos para proteger aviões na base síria de Hmeimim, 350 quilómetros a norte da infraestrutura. Moscovo já reagiu, considerando que estas acusações “não podem ser levadas a sério”.

Os episódios de interferência com o sistema de navegação do aeroporto Ben Gurion foram detetados desde o início do mês, tornando inúteis as indicações recebidas pelas aeronaves e pilotos que utilizam a infraestrutura.

De acordo com a Autoridade Aeroportuária Israelita, trata-se de uma situação que está a ter forte impacto na operação do maior aeroporto internacional do país, com um movimento anual superior a 20 milhões de passageiros.

A associação israelita de pilotos de linha já veio dizer que a interferência leva ao registo de localização incorreta por parte da navegação, o que pode, em determinadas situações, assinalar um posicionamento a quilómetros de distância do local onde se encontram os aviões.

Numa primeira reação a estas acusações, o embaixador russo em Israel respondeu laconicamente que estamos perante “notícias falsas” (fake news) que “não podem ser levadas a sério”. A BBC sublinha, contudo, que a rádio do exército israelita está a citar patentes superiores no apoio à versão da responsabilização do Kremlin.
"Nem pilotos nem passageiros em risco"
Os russos estão a apoiar as forças do Presidente sírio Bashar al-Assad na guerra contra os rebeldes e mantêm os aviões na base de Hmeimim, 350 quilómetros a norte do aeroporto Ben Gurion. As autoridades israelitas acreditam que a interferência russa se deve a um sistema usado por Moscovo para proteger os aviões que têm a operar na região.

Até ao momento, não foi registado qualquer acidente relacionado com a alegada interferência. Os responsáveis aeroportuários do Estado hebraico lembram que os pilotos podem sempre usar o sistema de aterragem por instrumentos quando se aproximam do aeroporto e da pista: “É um método seguro e profissional que é usado a toda a hora em aeroportos por todo o mundo”.

Em declarações ao israelita Haaretz, uma fonte da Autoridade Portuária Israelita sublinha que, apesar dos incidentes registados nas últimas três semanas, “nem pilotos nem passageiros foram postos em risco”.
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