Israel. Irão tinha base secreta em Abadeh para desenvolver armas nucleares

por Graça Andrade Ramos - RTP
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aponta os edifícios numa base secreta iraniana alegadamente utilizada para experiências de fabrico de armas nucleares Reuters

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acusou esta segunda-feira o Irão de ter desenvolvido armas nucleares num local secreto em Abadeh, a sul da cidade de Isfahan.

"Neste local, o Irão realizou experiências para desenvolver armas nucleares, " acusou Netanyahu.

Israel ficou a par da existência desta base iraniana ao encontrar referências a ela numa série de documentos iranianos, que obteve há algum tempo e que tornou públicos o ano passado, explicou Netanyahu.

Mal se percebeu que Israel a havia descoberto, Teerão ordenou a destruição da base, acrescentou o primeiro-ministro israelita.

Apontando para uma fotografia aérea de vários pequenos edifícios, incluindo as coordenadas do local, Netanyahu referiu que esta tinha sido tirada nos finais de junho de 2019.

As revelações de Netanyahu surgiram um dia depois da agência de notícias Reuters noticiar que técnicos da IAEA encontraram vestígios de urânio num local diferente dos identificados até agora, circunstância que o Irão tem ainda de explicar.

A primeira reação iraniana às acusações veio do ministro dos Negócios Estrangeiros, Javad Zarif, através de uma publicação na rede Twitter.

"O possuidor de verdadeiras armas nucleares grita 'lobo"", escreveu Zarif, numa alusão ao facto de Israel ser a única potência regional que inclui armas nucleares no seu arsenal.

"Ele & o #B Team só querem uma guerra, nao interessa sangue de inocentes & mais 7 triliões de dólares", acrescentou.

"Lembram-se da sua "GARANTIA" de "reverberações positivas em 02? Desta vez ele não estará de lado a observar", rematou Zarif, publicando um excerto de uma entrevista a Netanyahu, na qual o atual primeiro-ministro de Israel garantia que a remoção de Saddam Hussein do poder, no Iraque, teria efeitos positivos.

Na mesma ocasião, Netanyahu expressou a convicção de que a juventude iraniana, tal como a iraquiana, começava a perceber que "o tempo para tais regimes passou."

"É uma nova era. Algo de novo está a suceder", afirmava ainda Netanyahu.



pub