Itália. Três funcionários em prisão domiciliária devido ao colapso da ponte de Génova

| Mundo

Em fevereiro deste ano começou a ser demolida a estrutura que ficou de pé após o acidente, em agosto de 2018.
|

A polícia tributária italiana indicou esta sexta-feira que três funcionários da empresa Atlantia se encontram em prisão domiciliária por suspeitas de envolvimento na queda da ponte Morandi, em Génova. As autoridades suspeitam que o relatório sobre o estado de segurança do viaduto terá sido falsificado.

A queda da ponte Morandi, em Génova, ocorreu em agosto do ano passado, mas até agora ainda não foram identificadas as causas do acidente. A corrosão de alguns elementos estruturais do viaduto pode ter estado na origem do colapso que levou à morte de 43 pessoas.

A polícia tributária italiana encontrou, esta sexta-feira, indícios de que os relatórios de manutenção possam ter sido falsificados pelas empresas competentes.

Os três funcionários da Atlantia estão, neste momento, em prisão domiciliária. Outras seis pessoas também foram temporariamente proibidas pelas autoridades de exercer funções.

Em dezembro do ano passado, a empresa responsável pela construção da ponte enviou um relatório ao Ministério de Infraestrutura e Transporte de Itália com os detalhes das operações de manutenção realizadas nos viadutos da rede.

"Em nenhum caso foram encontrados problemas relacionados com a segurança", assegurou a Autostrade per l'Italia num comunicado.

De acordo com o referido documento, as estruturas cumpriram com todas as normas de segurança. No entanto, as autoridades suspeitam que esses relatórios de manutenção podem ter sido forjados.

A SPEA Engineering, empresa encarregue de fazer a manutenção nas autoestradas italianas, terá omitido algumas informações para dar a entender que a estrutura mantinha melhores condições do que as reais e evitar assim verificações adicionais.

Apesar de a empresa de infraestruturas Atlantia também ter negado qualquer irregularidade, as ações da empresa caíram quase sete por cento devido às notícias sobre as prisões domiciliárias.

Tópicos:

Atlantia, Autostrade per l'Italia, Itália, Ponte Morandi, SPEA Engineering,

A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP ouviu os seis lideres partidários sobre temas que escapam aos programas políticos e que contribuem para definir o perfil dos candidatos.

    Estamos em plena campanha para as Legislativas. Não queremos aqui influenciar o seu voto, mas tratar as dúvidas que nos apareceram a nós e que podem também ser as suas.

      Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.