Janeiro de 2020 considerado o mais quente da História

por RTP
Uma vaga de calor pouco comum fez-se sentir em vários países como a Rússia, Escandinávia e leste do Canadá Eduard Korniyenko - Reuters

A temperatura média das superfícies terrestres do mundo, no mês passado, superou todos os registos feitos desde o século XX, revelou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos. A subida da temperatura foi superior em 1,14 graus Celsius às médias registadas em 1818.

Este valor ultrapassou 2019, que foi considerado pelos especialistas como o segundo ano mais quente do planeta Terra desde o início das anotações. Este aquecimento está diretamente ligado às mudanças climáticas, afirmou a NOAA.

Uma vaga de calor pouco comum fez-se sentir, por exemplo, na Rússia, nos países da Escandinávia e no leste do Canadá, onde a temperatura subiu 5ºC face à média habitual. Também algumas cidades se destacaram pela presença de dias especialmente quentes para a época. Foi o caso de Boston, com 23ºC, e Orebro, uma cidade sueca, com 10,3ºC. Os cientistas referem-se a este valor como sendo uma leitura “incrível e bastante anormal”.

A grande surpresa foram os termómetros na Antártida, ao marcaram pela primeira vez mais de 20ºC.

O recorde de temperatura na Antártida já tinha sido ultrapassado a de fevereiro, quando se registaram 18,3 ºC. O número mais elevado era, até o momento, de 17,5 ºC, assinalado em março de 2015, segundo o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina.

A subida das temperaturas leva ao derretimento da neve e dos glaciares o que poderá colocar em perigo as espécies da zona do Ártico e da Antártida.

A cobertura de gelo no Oceano Ártico esteve, no mês passado, 5,3 por cento abaixo da assinalada entre 1981 e 2010, tal como a do Oceano Antártico, que registou menos 9,8 por cento, evidenciam os especialistas.

Em 2015, os governos mundiais concordaram em manter o aumento da temperatura média abaixo de 2ºC de modo a evitar futuras catástrofes como inundações, ondes de calor, insegurança alimentar e descolamento de pessoas em massa.

Contudo, o acentuar do aquecimento global causado pela atividade humana não está a contribuir para a manutenção desse valor.

Segundo os cientistas, o planeta Terra necessita de reduzir para metade as emissões até 2023 de modo a evitar uma desastrosa catástrofe climática.
Tópicos
pub