Jeremy Corbyn, o trabalhista que não queria o Brexit

por RTP

Jeremy Corbyn volta a liderar o Partido Trabalhista em eleições gerais, depois de ter sido derrotado por Theresa May, em 2017. Durante a campanha eleitoral, o líder do Labour apostou na defesa do Serviço Nacional de Saúde e de uma sociedade britânica menos desigual. Os resultados desta eleição poderá marcar a saída de Corbyn, caso se confirmem as previsões de nova derrota do Labour.

Jeremy Corbyn é deputado há 36 anos e começou a ganhar notoriedade dentro e fora do Partido Trabalhista quando deu a cara pelas grandes questões da esquerda britânica como a causa palestiniana, o conflito entre Irlandas e contra a guerra no Iraque.

Corbyn, de 70 anos, lidera o partido desde 2015 e assumiu-se como candidato à liderança trabalhista depois de Ed Miliband ter sido cilindrado nas Eleições Gerais de 2015 com os Conservadores de David Cameron a garantirem maioria absoluta.

O referendo para a saída do Reino Unido da União Europeia, em junho de 2016, foi o primeiro grande teste de Corbyn, defensor da continuidade do país entre os 28. E a vitória dos defensores do Brexit deixou o Partido Trabalhista num limbo.

Todas as sondagens das eleições desta quinta-feira colocaram o Partido Trabalhista em desvantagem face aos Conservadores, mas não há garantias de que Corbyn deixe a liderança, em caso de nova derrota.
pub