Joe Biden visita a Coreia do Sul para reforçar cooperação na zona

por Lusa
Biden visita a Coreia do Sul Chris Kleponis-Epa

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, inicia esta sexta-feira uma visita à Coreia da Sul, a sua primeira deslocação à Ásia desde que assumiu funções na Casa Branca, em janeiro de 2021.

Com uma posição reforçada, ao ter orquestrado a mobilização ocidental contra a Rússia na sequência da invasão da Ucrânia, Joe Biden, para quem o confronto dos Estados Unidos com a China é o grande tema geopolítico dos próximos anos, vai ao continente asiático para reafirmar as ambições norte-americanas nesta zona geográfica.

Mas, esta viagem de Biden pode ficar marcada por outro acontecimento: um possível “novo disparo de míssil” ou “um teste nuclear” por parte da Coreia do Norte.

Na quarta-feira, os Estados Unidos consideraram existir uma “real possibilidade” de tais manobras acontecerem durante a viagem do presidente.

Estamos prontos para todas as eventualidades, incluindo uma provocação dessas enquanto estivermos na Coreia do Sul ou no Japão”, declarou Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca.

Depois da passagem pela Coreia do Sul, onde vai permanecer até ao dia 22, Biden segue para o Japão, onde participa numa reunião do Quad, uma aliança diplomática dos Estados Unidos com a Austrália, Índia e Japão.


pub