Lavrov em Moçambique para reforçar a cooperação

por Lusa
Sergei Lavrov tenta reforçar os laços de cooperação entre a Rússia e Moçambique Evrard Ngendakumana - Reutes

O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, encontra-se esta quarta-feira em Maputo com o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, “no quadro do reforço das relações bilaterais”, e com o ministro das Obras Públicas, com quem também abordará a guerra na Ucrânia.

O encontro com Nyusi está marcado para a manhã de hoje e acontece após uma outra reunião que já tinha sido anunciada, entre Lavrov e o ministro das Obras Públicas moçambicano, Carlos Mesquita.

Os governantes abordarão o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação, assim como a situação política, social, económica e de segurança dos dois países. Irão, igualmente, trocar impressões sobre a guerra na Ucrânia”, lê-se em comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (Minec) moçambicano, em cujas instalações decorrerá o primeiro encontro do dia.

O país lusófono tem assumido uma posição de neutralidade, apelando ao diálogo para pôr termo à guerra a partir do seu lugar de membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, um mandato de dois anos iniciado em janeiro.

pub