Le Pen terá de devolver 300 mil euros ao Parlamento Europeu

por RTP
A medida foi imposta depois de o Parlamento ter descoberto que Le Pen tinha solicitado essa quantia para uma assistente parlamentar. Yves Herman - Reuters

Marine Le Pen terá de pagar cerca de 300 mil euros ao Parlamento Europeu. A decisão foi confirmada nesta terça-feira pelo Tribunal Geral da União Europeia, o segundo maior tribunal da União.

Le Pen, política de extrema-direita e membro do Parlamento Europeu entre 2009 e 2017, é obrigada a pagar 300 mil euros depois de este Parlamento ter descoberto que solicitou essa quantia indevidamente para uma assistente parlamentar.

O Tribunal da UE argumentou que Le Pen “não apresentou provas de qualquer atividade (…) de assistência parlamentar” e que “não pôde demonstrar que a sua assistente estava a desempenhar tarefas produtivas”.

A antiga eurodeputada já reagiu à decisão, através de um tweet, afirmando que forneceu ao tribunal “655 peças” que provam o trabalho da sua assistente parlamentar. No entanto, ”o tribunal não teve isso em conta porque deveria tê-las fornecido ao Parlamento Europeu, que não as solicitou”.

A ex-candidata à presidência francesa tem dois meses para recorrer da decisão junto do Tribunal Geral da EU.



Tópicos
pub