Líderes do PD congratulam Lu-Olo pela vitória nas presidenciais

| Mundo

Dirigentes do Partido Democrático (PD), que apoiou o segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais timorenses António da Conceição, congratularam hoje Francisco Guterres Lu-Olo pela vitória na primeira volta do sufrágio de segunda-feira.

Carlos Saky, vice-presidente do Partido Democrático (PD), foi um dos primeiros a reagir, ao publicar uma mensagem na sua página na rede social Facebook a felicitar Lu-Olo.

Francisco Guterres Lu-Olo foi apoiado pelos maiores partidos timorenses Fretilin (Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente) e CNRT (Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste).

"Parabéns ao Dr. Francisco Guterres Lu-Olo, presidente eleito da RDTL para o período 2017-2022. Espero que a República Democrática de Timor-Leste sob liderança do Dr. Lu-Olo possa fazer tudo para melhorar a vida de todos os timorenses", escreveu.

Quando estão contados 83,33% dos votos, pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Lu-Olo lidera destacado a contagem, com 247.756 votos ou 58,3% do total muito à frente do segundo classificado, o ministro da Educação, António da Conceição, que tem 134.466 votos ou 31,64% do total.

O vice-ministro do Comércio, Indústria e Ambiente, Constâncio Pinto, foi dos primeiros a saudar Lu-Olo pela vitória.

"Parabéns ao Dr. Francisco Guterres Lu-Olo pelo êxito nas eleições presidenciais em que foi eleito Presidente da República 2017-2022. Parabéns ao povo de Timor-Leste por ter participado em paz na festa da democracia. Viva a democracia", escreveu na rede social no Facebook.

Francisco Guterres Lu-Olo lidera, desde o início da contagem, os resultados oficiais provisórios e quanto estão apurados 80% dos votos, de acordo com o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE).

O STAE contabilizou já os resultados de 556 dos 696 centros de votação e somados 415.953 votos, dos quais 406.453 (ou 97,72%) são válidos.

Estes dados incluem informação final provisória de vários municípios (seis dos 12), da região especial de Oecusse-Ambeno e dos três centros de votação no estrangeiro (Sydney, Darwin e Lisboa), onde a contagem já terminou.

Quando estão contados 80% dos votos, segundo o STAE, Lu-Olo lidera destacado a contagem, com 238.968 votos ou 58,79% do total - praticamente desde o início da contagem que o seu apoio tem ficado em torno aos 60% - muito à frente do segundo classificado, António da Conceição, que tem 126.780 votos ou 31,19% do total.

Ainda que dados finais estejam por apurar, a taxa de participação - tendo em conta os valores já conhecidos - deverá rondar os 70% o que implica que tenham votado cerca de 520 mil eleitores, dos quais cerca de 97% foram votos válidos, ou cerca de 510 mil votos.

Tópicos:

Democrática, Dr Guterres Lu Olo, Facebook Guterres Lu Olo, Fretilin Revolucionária Timor Leste, Reconstrução Timor Leste Parabéns Dr,

A informação mais vista

+ Em Foco

Os portugueses escolhem os seus representantes locais a 1 de outubro. Acompanhe aqui a campanha, os debates e toda a informação sobre as eleições Autárquicas.

    A deriva independentista do nacionalismo catalão está a revelar-se mais grave do que Madrid previa inicialmente. Temos posições que não permitem qualquer margem para diálogo e que conduziram o processo a um impasse.

    Um ensaio do LNEC e do Instituto Superior Técnico, no âmbito do KnowRisk, evidencia a importância da tomada de medidas preventivas. Veja os vídeos e compare os dois casos.

    A Alemanha aproxima-se da data do escrutínio de 24 de Setembro com uma economia próspera: muita exportação, muita construção, receitas fiscais abundantes, orçamentos públicos excedentários. O reverso da medalha é a degradação de condições sociais para uma parte significativa da população.