Mais de 100 desaparecidos após naufrágio na ilha de Sumatra na Indonésia

por RTP
Vários familiares dos passageiros desaparecidos abraçaram-se e choraram enquanto esperavam por notícias no porto de Tigaras. Albert Damanik - Reuters

As equipas de resgate estão à procura de pelo menos 128 pessoas, após o naufrágio de um navio no lago Toba, no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia. Até ao momento, há um morto confirmado e 18 pessoas foram resgatadas das águas agitadas do lago.

O ferry que naufragou na noite de segunda-feira tinha capacidade para transportar 60 pessoas. No entanto, as autoridades locais asseguram que mais de 100 pessoas estavam a bordo. Para além da sobrecarga de pessoas, o navio de madeira carregava também dezenas de motocicletas.

“Muitas pessoas dizem que os familiares estão desparecidos”, afirmou o chefe da agência de busca e resgate da cidade de Medan, Budiawan, à agência de notícias Reuters.

O ministro do Transporte, Budi Karya, disse que uma equipa de investigadores se encontra analisar a causa do acidente. "Acreditamos que houve uma tromba d'água que gerou ventos fortes e ondas que desestabilizaram o barco e causaram pânico", disse Budi Karya aos repórteres do local.

A ocorrência de acidentes marítimos é comum na Indonésia, devido aos baixos padrões de segurança. As equipas de resgate encontram-se a lutar contra chuva e ventos fortes para tentar encontrar os sobreviventes do acidente. Foram enviados mergulhadores para procurar vítimas nas profundezas do lago, segundo Budiawan.

Uma sobrevivente, Widya, disse que a sua família morreu quando o barco foi atingido por ondas fortes.

"Havia pelo menos cinco casais com dois filhos cada. Gostaria de ter morrido com a minha família, mas isso não aconteceu ", disse Widya, em lágrimas, à Metro TV.

As operações de resgate foram interrompidas horas depois do naufrágio devido à chuva e retomadas nesta terça-feira. “As buscas começaram por volta das sete da manhã. As condições são melhores do que na noite passada”, disse Sri Hardianto, funcionário do Ministério dos Transportes da Indonésia.

Centenas de trabalhadores das equipas de resgate - incluindo forças militares e policiais - estão a ajudar nas buscas. As autoridades também utilizaram um robô submarino equipado com uma câmara para tentar encontrar o barco, segundo informções do Jakarta Post.

Vários familiares dos passageiros desaparecidos abraçaram-se e choraram enquanto esperavam por notícias no porto de Tigaras, de acordo com as fotografias captadas no local.

O lago Toba tem uma área de cerca de 1.145 quilómetros quadrados e localiza-se numa antiga cratera vulcânica. É um dos principais destinos turísticos do país. 

Neste momento, a Indonésia encontra-se no pico alto da temporada turísitca, devido aos milhões de pessoas que viajam para o Festival Islâmico Eid. Até ao momento, as autoridades não confirmaram se algum turista estrangeiro estava entre os desaparecidos.



pub