Mais de 500 detidos e 536 kg de liamba apreendidos na Operação Resgate - Polícia angolana

por Lusa

A Operação Resgate, iniciada há uma semana em Angola, permitiu às forças de segurança apreender 536,455 quilogramas de liamba, deter 509 suspeitos de crimes diversos, que permitiram esclarecer 471 casos em investigação, disse hoje fonte policial.

Numa conferência de imprensa, destinada a um balanço da primeira semana de atividade da operação, o diretor do Gabinete de Informação e Comunicação Institucional da Polícia Nacional de Angola, comissário Orlando Bernardo, indicou que as ações permitiram também apreender 47 armas de fogo, bem como 1.140 munições, seis cartuxos e 35 carregadores.

Os 509 detidos, especificou, permitiram resolver 471 casos de crimes que a polícia investigava, entre eles 92 por ofensas corporais, 77 por furtos, 53 por roubos, nove por violação sexual, seis por homicídio voluntário e quatro por caça furtiva.

Dada a transversalidade da Operação Resgate, que visa repor a autoridade do Estado em todo o país, as forças envolvidas apreenderam cinco toneladas de acessórios diversos de viaturas com proveniência duvidosa, 20.000 litros de combustível, 2.414 telemóveis, 2.644 metros cúbicos em toros de madeira.

A operação levou também ao encerramento de três locais de tratamento dentário por "más condições de funcionamento" e à aplicação de multas a outras seis por falta de pagamento de impostos, casos registados todos na província de Luanda.

Segundo Orlando Bernardo, foram também encerrados 34 "templos de adoração" e cinco "locais de culto" - 19 em Cabinda, 11 em Luanda e quatro em Malanje -, "que funcionavam sem documentação e em locais inapropriados".

O porta-voz da Operação Resgate indicou ainda que foram detidas três pessoas suspeitas de destruírem condutas de água, desativados cinco "focos de garimpo de água", demolido um tanque de abastecimento de água imprópria para consumo, e apreendidos 300 caixões de madeira, 10 eletrobombas e 12 motobombas.

A operação visa reforçar a autoridade do Estado em todos os domínios, reduzir os principais fatores que geraram desordem e insegurança, bem como os da violência urbana e da sinistralidade rodoviária, aperfeiçoar os mecanismos e instrumentos para a prevenção e combate à imigração ilegal, e proibir a venda de produtos não autorizados em mercados informais.

Tópicos
pub