Manifestante sírio atropelado e morto por patrulha turco-russa na fronteira

por Lusa

Um manifestante sírio foi morto hoje no nordeste da Síria ao ser atropelado por um veículo militar turco que fazia parte de uma patrulha conjunta com a Rússia, disseram um porta-voz curdo e o Observatório dos Direitos Humanos da Síria.

Segundo o Observatório dos Direitos Humanos na Síria, o homem estava no meio de um grupo de moradores da zona, que estava a atirar pedras e sapatos aos veículos da patrulha.

Vídeos divulgados online mostram o grupo a tentar subir para um dos veículos militares da patrulha e depois a gritar, aparentemente depois de o homem ter sido atropelado.

O Observatório adiantou que o homem foi atropelado na vila de Sarmasakh, perto da fronteira, por um veículo turco, que fazia parte da patrulha conjunta criada na sequência de um acordo de cessar-fogo mediado por Moscovo que forçou os combatentes curdos a saírem das áreas limítrofes da Turquia.

As patrulhas visam permitir à Turquia garantir que os grupos curdos sírios saem da zona de fronteira.

O acordo com a Rússia - e um outro realizado com os Estados Unidos - suspendeu uma invasão turca da Síria no mês passado, que visava grupos considerados como uma ameaça à segurança devido às suas ligações aos rebeldes curdos.

Outros vídeos feitos na área mostram homens, mulheres e crianças a atirar objetos aos veículos blindados da patrulha turco-russa quando estes passam perto de um cemitério.

Esta situação aconteceu a leste da cidade fronteiriça de Qamishli, de acordo com o Observatório sírio e a agência de notícias curda Hawar.

Nem as forças armadas turcas nem as russas comentaram o incidente.

O ministro da Defesa da Turquia explicou que as tropas estavam a patrulhar uma região entre Qamishli e Derik, a leste do rio Eufrates, e que eram apoiadas por drones, mas não avançou mais detalhes.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, avisou esta semana que ainda há combatentes curdos sírios ao longo da fronteira, apesar dos acordos separados com a Rússia e os Estados Unidos.

Erdogan também disse que as tropas turcas estavam a ser atacadas por alguns combatentes curdos sírios e avisou que a Turquia não "continuará a ser uma mera espetadora" desses ataques.

A ONU divulgou hoje que 92 civis morreram até agora na sequência da incursão da Turquia no nordeste da Síria.

Tópicos
pub