Manobras militares dos EUA põem em causa encontro Kim-Trump

por RTP
Kim Jong-Un com o chefe da diploomacia norte-americana, Mike Pompeo (esq.) Reuters

A Coreia do Norte ameaçou cancelar o encontro entre Kim Jong-Un e o presidente norte-americano, agendado para 12 de Junho próximo.

Segundo a agência noticiosa sul-coreana Yonhap, fontes oficiais da Coreia do Norte ameaçaram cancelar o encontro com Donald Trump, que é suposto ter lugar dentro pouco menos de um mês em Singapura.

Outras conversações, com altos responsáveis sul-coreanos, marcadas para amanhã, quarta feira, foram já anuladas, segundo a agência noticiosa da Coreia do Norte, KCNA.

O motivo da viragem são as manobras militares conjuntas entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul. As manobras, com o nome de código "Max Thunder", simulam uma invasão da Coreia do Norte, o que naturalmente é visto como provocatório num contexto que parecia ser de distensão.

Com efeito, os presidentes das duas Coreias, Kim Jong-un e Moon Jae, reuniram-se em 27 de Abril e emitiram uma declaração conjunta, sobre a paz e a reconciliação. Kim Jong-un afirmou mesmo a sua disposição a desmantelar o arsenal nuclear norte-coreano, com o objectivo de uma "completa desnuclearização" da península coreana.
pub