Marcelo reúne-se com Bolsonaro na quarta-feira em Brasília

por Mário Aleixo - RTP
Marcelo Rebelo de Sousa está no Brasil para estreitar laços de amizade com o país irmão José Coelho-Lusa

O Chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai reunir-se com o novo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na quarta-feira, em Brasília, no dia seguinte à sua posse.

O encontro está marcado para as 12h45 em Lisboa, no Palácio do Planalto. O Presidente da República viajou de Lisboa no domingo, em voo da Força Aérea Portuguesa, com escala em Cabo Verde.

Esta terça-feira é o primeiro dia da nova vida de Jair Bolsonaro enquanto Presidente do Brasil. A poucas horas da tomada de posse, os apoiantes do Presidente eleito já se fazem ouvir nas ruas de Brasília.

Sob um forte dispositivo de segurança, a capital federal do Brasil acolhe esta terça-feira representantes de mais de 60 países. Estarão presentes uma dúzia de chefes de Estado e Governo com Portugal a fazer-se representar por Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República diz que os dois países têm muita coisa em comum, por isso a presença do chefe de Estado português na cerimónia é obrigatória, como conta o correspondente da RTP e Antena 1 no Brasil, Luís Baila.

Para a tomada de posse já está preparado o maior dispositivo de segurança de sempre. Mais de três mil elementos do exército e da polícia vão vigiar o recinto. A ordem é para abater qualquer avião que viole o espaço aéreo.
pub