Marinha portuguesa vigia navios de guerra russos em Zona Económica Exclusiva

por Carlos Santos Neves - RTP
"Foram empenhados o NRP Bartolomeu Dias e o NRP Viana do Castelo" Marinha portuguesa

A Armada portuguesa monitorizou entre a passada sexta-feira e este domingo a passagem de três navios da Federação Russa por águas da Zona Económica Exclusiva de Portugal continental – um reabastecedor e dois navios de desembarque. Estiveram mobilizados para esta missão os navios Bartolomeu Dias e Viana do Castelo, adianta em comunicado o ramo das Forças Armadas.

A Marinha Portuguesa acompanhou a passagem de três navios da federação russa, o reabastecedor da classe Altay Aorl Kola, o navio de desembarque LST-010 Ivan Gren e o navio de desembarque da classe Ropucha LST-031 Aleksandr Otrakovskiy, tendo iniciado durante a madrugada do dia 22 de março terminando, hoje, dia 24 de março, pela madrugada”, lê-se na nota enviada às redações.


Crédito: Marinha portuguesa

A Marinha indica que “foram empenhados o NRP Bartolomeu Dias e o NRP Viana do Castelo que, durante a passagem pela Zona Económica Exclusiva do Continente, acompanharam de perto estes navios e contribuíram para o permanente esclarecimento do panorama situacional”.Tais missões, prossegue o comunicado, visam “garantir a segurança dos espaços marítimos nacionais e contribuir para a defesa coletiva no quadro da Aliança Atlântica”.

“A Marinha continuará a acompanhar a passagem deste tipo de navios e a monitorizar, através da ação do Centro de Operações Marítimas, os espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional de modo a garantir que não são realizadas quaisquer atividades lesivas para o país e a promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar”, remata a Armada.


Crédito: Marinha portuguesa

Em meados de fevereiro, a Marinha portuguesa acompanhou, ao longo de dois dias, a passagem do navio científico russo Akademik Aleksandr Karpinskiy ao largo da Madeira. Uma missão então levada a cabo por 58 operacionais a bordo da corveta NRP António Enes.

Em dezembro de 2023, o NRP Mondego havia monitorizado o cargueiro AORL KAMA, da Federação Russa, “após entrada na Zona Económica Exclusiva de Portugal Continental”. E a tripulação do NRP Setúbal acompanhara, na mesma altura, outros dois navios russos: o submarino Kilo II SSG-490 UFA e o rebocador da classe Balk ATS Sergey Balk.
Tópicos
pub