Menino de 4 anos morreu atingido por árvore derrubada pelo vento em parque de Madrid

por Lusa

Madrid, 24 mar (Lusa) - Um menino de quatro anos morreu hoje quando uma árvore lhe caiu em cima no parque madrileno El Retiro, pouco depois de rajadas de vento forte terem levado a câmara municipal de Madrid a evacuar o recinto.

Um pinheiro que tinha sido examinado a semana passada caiu sobre a criança, que caminhava numa zona de passagem dentro do parque acompanhada pelo pai, que sobreviveu com uma perna partida e foi levado para o hospital a sofrer um ataque de ansiedade.

Os serviços de emergência médica que acorreram ao lugar ao início da tarde já não puderam fazer nada para salvar o menino, que morava num município fora da capital espanhola.

É a quarta vez em quatro anos que há um acidente destes em Madrid e a segunda no emblemático parque de Madrid, onde em 2014 morreu um homem também atingido por uma árvore.

A autarquia madrilena decidiu pouco antes das 13:00 fechar o parque, que durante toda a manhã tinha estado em "nível laranja" por causa de rajadas de vento superiores a 70 quilómetros por hora, definido por um protocolo em vigor desde 2016 para prevenir mortes por queda de árvores.

Durante a madrugada tinham caído duas outras árvores.

"Foi claramente, digo e repito, um acidente e uma fatalidade. Aquelas zonas estavam inspecionadas, a árvore estava inspecionada, todo o parque estava avaliado. Compreendam que não se podem prever todas as circunstâncias, que não sabem como lamentamos", declarou a vereadora Inés Sabanés.

Todos os principais espaços verdes de Madrid estarão fechados até segunda-feira, tal como o jardim zoológico da capital espanhola, também encerrado ao início da tarde por causa da queda de vários ramos.

pub