Milhares de israelitas protestam contra demissão do ministro da Defesa

por RTP
As manifestações em Israel contra a reforma judicial proposta pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu duram há semanas Reuters

Os protestos gigantescos contra a reforma judicial foram substituídos nas últimas horas em Israel por manifestações contra a demissão do ministro da Defesa, que pedira sábado ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que desistisse do projeto-lei e por isso foi afastado.

Os líderes da oposição israelita reagiram afirmando que Netanyahu, que lidera um executivo de partidos de direita e extrema-direita, "ultrapassou esta noite uma linha vermelha".

"O primeiro-ministro de Israel é uma ameaça para a segurança" do país, afirmou o centrista Yaïr Lapid, líder da oposição que, no dia anterior, tinha elogiado "o passo corajoso" das palavras do ministro da Defesa para a "segurança" do país.

Também em protesto contra a decisão de Netanyahu quanto ao seu ministro da Defesa, o cônsul de Israel em Nova Iorque bateu com a porta.

"Não posso continuar a representar este Governo", afirmou Asaf Zamir na rede Twitter. "Considero ser meu dever garantir que Israel se mantém um farol da democracia e da liberdade no mundo", acrescentou.

Yoav Gallant, que pertence ao mesmo partido do primeiro-ministro, o Likud, foi demitido depois de ter apelado ao chefe do Governo que suspendesse a reforma judicial, acusada de permitir a interferência política na justiça.

O ministro da Defesa alertou sábado para o esforço que as forças de segurança estavam a fazer para lidar com as sucessivas manifestações e defendeu que o país estava dividido.

"Estou próximo dos valores do Likud", afirmou Gallant, "mas as alterações de monta a nível nacional devem fazer-se através da concertação e do diálogo", acrescentou.

O ministro apelou ainda à "paragem do processo legislativo" durante um mês, antes de uma semana crucial que deverá ficar marcada por outras disposições legislativas e de novas manifestações que se prevêm massivas. Gallant pediu igualmente a suspensão dos protestos.

Vinte e quatro horas depois dessas declarações, Netanyahu demitiu o ministro da Defesa e indicou que mantém a intenção de aprovar a polémica reforma judicial.

"A segurança de Israel foi sempre e será sempre a minha missão de vida" reagiu Gallant, na rede Twitter, à sua demissão.

pub