Ministra francesa da Defesa alerta para mísseis da Coreia do Norte que podem atingir a Europa em breve

A agência de notícias Reuters está a avançar que a ministra francesa da Defesa afirmou hoje, durante um discurso perante militares, que a "Europa arrisca estar ao alcance dos mísseis de Kim Jong-un mais rápido do que o esperado".

Alexandre Brito - RTP /
Ministra francesa da Defesa, Florence Parly Reuters

Florence Parly afirmou, durante um discurso perante militares, que o "cenário de um grande conflito não pode ser colocado de parte" perante a situação atual na Coreia do Norte.

A ministra francesa da Defesa chega mesmo a afirmar que a Europa arrisca estar em breve ao alcance dos mísseis norte-coreanos.A ministra anunciou também perante os militares, na Universidade de Toulon, que até 2019 a França se irá dotar de drones armados, juntando-se assim aos Estados Unidos, a Israel e à Grã-Bretanha. Os primeiros seis drones serão Reaper, de fabrico americano e passarão em 2015 a ser MALE, concebidos pela França com a Alemanha, a Itália e a Espanha.

Ainda recentemente o Asia Business Daily avançou que a Coreia do Norte tem deslocado durante a noite um míssil, aparentemente um míssil intercontinental balístico, para costa oeste do país.

Questionado sobre esta notícia, o ministro sul-coreano da Defesa afirmou que não era possível confirmar a informação, mas não deixou de alertar que a Coreia do Norte está preparada para lançar um míssil balístico intercontinental a qualquer momento.

Vários analistas acreditam que Kim Yong-un se prepara para realizar mais um teste no dia 9 de setembro, momento em que é celebrada a independência do país.

PUB