Mnangagwa volta ao Zimbabué para ser Presidente

por Jorge Almeida - RTP
No passado domingo, o partido no poder, Zanu-PF, escolheu Emmerson Mnangagwa para ocupar a Presidência do país até às eleições Reuters

Tudo indica que o novo Presidente do Zimbabué será Emmerson Mnangagwa, que foi demitido há duas semanas pelo agora derrubado Robert Mugabe. A tomada de posse está prevista para a próxima sexta-feira.

O ex-vice-presidente do Zimbabué, demitido há duas semanas por Robert Mugabe, voltou discretamente a Harare esta quarta-feira.

O líder político aterrou numa base militar vindo da África do Sul, onde permaneceu nas últimas semanas.

O seu afastamento do Governo levou à intervenção dos militares, que culminou com a demissão de Mugabe ao fim de 37 anos no poder.

No passado domingo, o partido no poder, Zanu-PF, escolheu Emmerson Mnangagwa para ocupar a Presidência do país até às eleições presidenciais, que deverão ocorrer em setembro de 2018.

Celebrações na sede do partido Zanu - PF, depois do afastamento de Mugabe. Foto: Reuters

Segundo a televisão estatal ZBC, a cerimónia de tomada de posse deverá acontecer já na próxima sexta-feira.

Conhecido como “crocodilo”, Mnangagwa, de 71 anos, lutou ao lado de Mugabe pela independência do Zimbabué, ex-Rodésia.

Nos últimos dias dirigiu uma mensagem de união ao país: “Juntos asseguraremos uma transição pacífica para a consolidação da nossa democracia e traremos um novo começo para todos os zimbabuenses e promoveremos a paz e a unidade".
Passado obscuro
Vários especialistas em política africana questionam se a mudança de poder no Zimbabué terá mudanças reais no país.

Emmerson Mnangagwa era o chefe da segurança nacional na década de 1980, quando milhares de civis morreram nos conflitos pós-independência. O “crocodilo” nega ter as mãos sujas de sangue.

O líder da oposição, Morgan Tsvangirai, já disse à BBC que esperava que o país entrasse numa “nova trajetória” com eleições livre e justas.
Futuro incerto para Mugabe
Os últimos dias do líder político mais antigo do mundo deverão passar pelo exílio. Especula-se que Robert Mugabe, com 93 anos, parta para a Malásia ou Singapura.

Robert Mugabe foi 37 anos presidente do Zimbabué. Foto: Reuters

A grande incógnita está na sua mulher, Grace Mugabe, que segundo alguns fontes está detida pelos militares para impedir a saída do país.
pub