MNE ucraniano demarca-se de simpatias pela extrema-direita do embaixador em Berlim

por RTP
DR

O embaixador Andrij Melnyk tinha reiterado a sua conhecida simpatia pelo colaboracionista pró-nazi ucraniano Stepan Bandera e o Governo polaco tinha manifestado o seu desagrado. Agora foi a vez de o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucranianos desautorizar o seu embaixador em Berlim.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Marcin Przydacz, tinha afirmado no sábado na plataforma digital polaca Wirtualna Polska:  "Uma delcaração assim e palavras assim são absolutamente inaceitáveis". A uma pergunta daquela plataforma sobre se o Governo polaco esperava um pedido de desculpas do diplomata acreditado em Berlim, Przydacz respondera: "Interessa-nos mais a posição do Governo ucraniano que a de pessoas individuais".

O Governo ucraniano, por seu lado, desautorizou no seu site oficial o embaixador em Berlim, dizendo, segundo citação de Spiegel Online: "A opinião do embaixador ucraniano na Alemanha, Andrij Melnyk, que ele manifestou num entrevista com um jornalista alemão, é a sua opinião pessoal e não reflecte a posição do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano".

Melnyk tinha dito textualmente ao jornalista Tilo Jung: "Não te direi hoje que me demarco disso [uma anterior manifestação de simpatia por Bandera]". E acrescentara: "Não há provas de que as tropas de Bandera tenham assassinado centenas de milhares de judeus". O embaixador desvalorizara esse facto histórico como mera versão da História apresentada por fontes russas.
pub