Moçambique. Polícia detém falsos terroristas que saqueavam população

por Lusa

A polícia moçambicana anunciou hoje a detenção de quatro homens suspeitos de incendiar 14 casas em Cabo Delgado, norte do país, fazendo-se passar por terroristas para saquear habitantes da província que enfrenta uma insurgência armada.

"Faziam-se passar por terroristas para saquear bens da população", disse aos jornalistas Mário Adolfo, porta-voz da polícia, em Pemba, capital da província.

Sobre os quatro homens detidos na última semana recaem suspeitas de terem ateado fogo a 12 habitações em Montepuez e a outras duas em Ancuabe, após a mais recente onda de ataques armados no sul de Cabo Delgado.

"Aproveitaram-se da fragilidade da população", sublinhou o porta-voz, acrescentando que a polícia já havia feito outras duas detenções relacionadas com o mesmo tipo de crime.

A polícia refere que 44 casas foram incendiadas nos últimos meses nos distritos de Ancuabe, Metuge e Montepuez por indivíduos que se fazem passar por terroristas em Cabo Delgado. 

A província é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Há 784 mil deslocados internos devido ao conflito, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM) e cerca de 4.000 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED.

 

Tópicos
pub