Morreu Fritz Teppich, antifascista alemão ligado a Portugal

por RTP
DR

Com 94 anos, morreu na semana passada em Berlim Fritz Teppich. Judeu alemão, emigrado em consequência da tomada do poder pelo nazismo, combateu na Guerra Civil de Espanha e esteve mais tarde refugiado em Portugal.

O jovem Fritz Teppich era cunhado do herdeiro dos hoteis Kempinski e, com o pretexto de aprender uma profissão que lhe serivsse para trabalhar na próspera cadeia de hoteis, partira para a Bélgica após a tomada do poder pelos nazis. A mãe, que o enviou para o estrangeiro já com a preocupação de pô-lo a salvo, viria depois a morrer em Auschwitz com um irmão de Fritz.
Combatente da Guerra de Espanha Na Bélgica, o jovem aprendeu a profissão de cozinheiro e aderiu à Juventude Socialista. Em Julho de 1936, quando os militares espanhois se sublevaram, partiu imediatamente para defender a República. Chegou logo no começo, quando ainda não havia Brigadas Internacionais. Aos 17 anos, ficou ao serviço do exército republicano.

Enviado para a frente basca, viveu o colapso desta e testemunhou a cumplicidade de boa parte da burguesia basca com as tropas franquistas. No bombardeamento de Guernika perdeu uma amiga de quem nunca mais soube se tinha sobrevivido. Quando a frente basca foi evacuada, partiu de barco para França, em circunstâncias aventurosas, que recorda na sua autobiografia ("Der rote Pfadfinder").

Para muitos, derrotados e evacuados, a guerra terminou nesse momento. Mas Teppich voltou a Espanha. Combateu noutras frentes tão mortíferas como a de Teruel e, apesar da sua pouca idade, chegou a capitão do Exército Popular. Politicamente evoluíra do socialismo belga para o comunismo espanhol, tendo-se tornado militante do PCE.

No colpaso final da forças republicanas, partindo de Alicante, atravessou a pé grande parte da Espanha com o objectivo de se refugiar em França. Foi capturado, conseguiu escapar e conseguiu finalmente chegar a França. Aí permaneceu até à invasão nazi de Junho de 1940.
Exilado em Portugal Veio então para Portugal, onde permaneceu em situação precária. Foi detido pela PVDE e esteve algum tempo no Aljube, onde conheceu vários dirigentes do PCP, com especial realce para Joaquim Pires Jorge, de quem se tornou amigo e que recorda no seu livro de memórias.

Foi depois libertado e ficou a viver, com residência fixa, na Ericeira. Esta cidade viria a homenageá-lo, já nos anos 90, com uma sessão pública e com a publicação em português da parte do seu livro referente ao período de exílio em Portugal.

Depois da Guerra, Teppich regressou à Alemanha e ficou a viver em Berlim Ocidental, onde trabalhava como jornalista. Manteve-se sempre politicamente activo e continuou a definir-se como comunista. Depois do 25 de Abril, era presença frequente nas festas do "Avante".
O caso da herança Kempinski Uma das várias campanhas públicas que animou foi contra a utilização do nome Kempinski pela cadeia de hoteis que tinha sido da sua irmã e do seu cunhado. Esta cadeia fora tomada pelo Estado no tempo do nazismo, ao abrigo das leis de "arianização" da propriedade. Com o final da Guerra, o Estado leste-alemão conservou nas suas mãos o conjunto da economia e, portanto, também essa cadeia de hoteis.

Teppich nada objectou, porque apoiava a estatização da economia. Mas, após a unificação alemã de 1991, protestou energicamente contra a privatização sob o mesmo nome que tinha sido o da cadeia de hoteis antes da nacionalização nazi: Kempinski. Não queria ser indemnizado, mas também não aceitava que se mantivesse o nome passando uma esponja sobre as vicissitudes que tinham marcado a história da empresa.

O Estado alemão unificado não reagiu aos seus protestos e o mais que Teppich conseguiu foi a colocação de uma placa evocativa num dos hoteis Kempinski.
Um comunista na Alemanha capitalista Com a unificação alemã culminava também a crise da RDA e o fracasso de um projecto político em que Fritz Teppich tinha confiado. Embora continuasse a ser comunista, ele foi, no entanto, solidário com os mineiros de Bischofferode, que tinham votado na democracia-cristã. Para além das distâncias ideológicas, estava a realidade da mina privatizada e encerrada, para consolidar a quota de mercado da BASF. E Teppich viu-se assim a fazer greve de fome para apoiar os mineiros de quem o separavam profundas divergências.

A RTP deu a conhecer ao público português a história do exílio de Fritz Teppich na Ericeira, entrevistando-o nessa vila piscatória durante uma das suas frequentes visitas a Portugal. E voltou depois ao tema, através de uma entrevista na RTP-Memória, feita pelo autor destas linhas a um seu biógrafo, Thomas Behrens.

Tópicos
pub