MpD limita atividade de rua face ao aumento de casos de covid-19

por Lusa

O presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, recandidato a primeiro-ministro cabo-verdiano nas eleições legislativas de domingo, anunciou hoje a redução da atividade de campanha de rua do partido, devido ao aumento de casos de covid-19.

"Nós estamos a apelar às pessoas para se protegerem, é a melhor resposta. Máscaras, evitar grandes ajuntamentos. Hoje tomámos uma decisão ao nível da nossa direção de campanha no sentido de termos mais precauções, comícios que não possam ser superiores a 300 pessoas, lugares sentados, com distanciamento e também reduzir a presença de rua", anunciou Ulisses Correia e Silva, em declarações à agência Lusa à margem de uma ação de campanha eleitoral em Porto Novo, ilha de Santo Antão.

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 105 infetados pelo novo coronavírus, e dois mortos, na segunda-feira, elevando para 19.110 o total de casos desde o início da pandemia, com recordes diários de infetados nos últimos dias, que coincide com o período de campanha eleitoral para as legislativas de 18 de abril, iniciada em 01 de abril.

"Queremos dar este sinal muito forte, para que outros partidos também sigam. Temos que fazer campanha porque a democracia tem de funcionar, mas é possível compatibilizar, protegendo e fazendo ao mesmo tempo vibrar a campanha eleitoral porque é importante as pessoas sentirem-se motivadas para votar", declarou Ulisses Correia e Silva, presidente do Movimento para a Democracia (MpD, maioria) e primeiro-ministro em funções.

Segundo dados do ministério da Saúde, a Praia, capital do país, confirmou na segunda-feira mais 33 infetados com covid-19, contando agora com 704 casos ativos entre os 1.513 casos ativos de infeção -- contra cerca de 300 no início de março -- em todo o país.

Cabo Verde tem registado valores máximos diários de novos infetados consecutivos na última semana, com 191 casos no dia 31 de março, 208 em 08 de abril e 207 nos dias 09 e 10 de abril, muito acima dos máximos anteriores, de 159 casos, em 11 de outubro de 2020.

A pandemia já provocou diretamente 184 mortos por complicações associadas à covid-19 no arquipélago.

Devido ao crescente aumento do número de casos nas últimas semanas, sobretudo na Praia, e com o país na última semana de campanha para as eleições legislativas de 18 de abril, o Governo cabo-verdiano anunciou um reforço da fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção para travar a transmissão da covid-19, nomeadamente de aglomerações nas praias, festas privadas e uso de máscaras.

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, afirmou na segunda-feira, pela terceira vez em menos de duas semanas, que é preciso um reforço efetivo da fiscalização às medidas de prevenção à transmissão da covid-19 e não apenas o seu anúncio, devido ao aumento de casos da doença.

Cabo Verde conta com um acumulado de 19.110 casos do novo coronavírus, desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro infetado no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

Tópicos
pub