Não aguentou o escândalo. Cambridge Analytica vai fechar

por RTP
Alexander Nix, o arquiteto da Cambridge Analytica agora caído em desgraça Reuters

A Cambridge Analytica, a empresa de dados que esteve envolvida num escândalo relacionado com a informação recolhida do Facebook, vai encerrar as operações, avançou hoje o Wall Street Journal. A empresa decidiu fechar porque estava a perder clientes e enfrenta actualmente enormes processos legais.

Uma decisão já depois de em março a empresa ter anunciado o afastamento do diretor executivo Alexander Nix, o arquiteto desta empresa.

A Cambridge Analytica viu-se recentemente envolvida num escândalo mundial por causa de um alegado uso abusivo de dados pessoais recolhidos através da rede social Facebook. Nix foi afastado da empresa depois de o canal britâncio Channel 4 ter divulgado um vídeo em que o mostrava a falar sobre táticas de campanhas para envolver adversários políticos em subornos e sexo.

O Wall Street Journal avança hoje que Nigel Oakes, fundador do Grupo SCL, empresa britânica afiliada da Cambridge Analytica, confirmou o encerramento das operações tanto nos EUA como no Reino Unido.

Recorde-se que a Cambridge Analytica esteve envolvida na campanha do presidente dos EUA, Donald Trump, tendo sido, em parte, responsável pela eleição devido à forma como conseguia obter informação sobre o eleitorado norte-americano e criar campanhas específicas para milhões de americanos.

A empresa decidiu agora pôr um fim nas operações porque estava a perder clientes e enfrentava vários processos em tribunal.

Aos empregados da empresa foi mesmo pedido para que devolvem os computadores já esta quarta-feira.
Tópicos
pub