NATO entrega material cartográfico a Forças Armadas e Protecção Civil de Cabo Verde

por Agência LUSA

O gabinete de Relações Públicas Civis da NATO em Cabo Verde (CIMIC, sigla em inglês), fez esta segunda-feira a entrega de diverso material cartográfico e de comunicações às Forças Armadas e à Protecção Civil cabo-verdianas no valor de 395 mil euros.

Os mapas militares das 10 ilhas do arquipélago e as cartas contendo, entre outros dados, os recursos de água e potenciais correntes de lava nas ilhas de São Vicente, Fogo, Santo Antão e Sal, foram produzidos pela NATO no âmbito dos exercícios militares "Steadfast Jaguar 2006" que estão a decorrer no país.

Durante a entrega dos mapas, o chefe do CIMIC na Cidade da Praia, tenente-coronel Ron Werij, afirmou que a aliança está "orgulhosa" de ter produzido este material bem como a sua oferta às Forças Armadas e à Protecção Civil de Cabo Verde.

Todos os mapas têm a indicação de que se trata de material não classificado como secreto.

Entretanto, a Força de Reacção Rápida (NRF, sigla em inglês para Nato Response Force), que tem nos exercícios "Stedfast Jaguar 2006" o último teste para a declaração da sua total operacionalidade, colocou a circular, no Mindelo, São Vicente, uma folha informativa a que chamou NRF Informa.

Este "jornal" tem como objectivo manter a população cabo- verdianas das ilhas onde o exercício decorre - Santo Antão, São Vicente, Fogo e Sal - informada a par e passo sobre as actividades militares e de carácter civil da NATO.

No Editorial do NRF Informa, o comandante da Força de Reacção Rápida em São Vicente, onde está situado o comando operacional, e director da publicação, general Gary Harrel, garante que "a NFR sente-se sortuda com esta oportunidade de treino" em Cabo Verde.

"Estamos orgulhosos de ser hóspedes no vosso país", escreve Gary Harrel, dirigindo-se à população cabo-verdiana.

A NRF Informa aborda ainda a questão do impacte dos exercícios junto da população, através de um inquérito de rua com opiniões dos cabo-verdianos sobre a presença das tropas e sobre o exercício.

O primeiro número do jornal da NATO em Cabo Verde inclui ainda uma entrevista ao tenente-coronel Peter Devogelaere, comandante do batalhão aero-transportado baseado em Ponta do Sol, Santo Antão.

O "Steadfast Jaguar 2006" teve início no passado dia 15 e termina a 28 de Junho.

A NRF, constituída pelos três ramos das forças armadas, foi criada por proposta norte-americana na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da NATO, em Praga, República Checa, em 2002.

O objectivo desta nova estrutura da NATO, que vai comportar 25 mil homens, sete mil dos quais estão em Cabo Verde no âmbito do "Steadfast", é actuar fora dos palcos tradicionais da Aliança em situações de luta contra o terrorismo, como força de interposição entre beligerantes e ainda em situações de catástrofe humanitária.

A sua mobilidade e versatilidade são as condições fundamentais para a sua eficácia, tendo em conta que a NRF vai, após a declaração da sua operacionalidade pelos comandos da NATO, ser projectada para qualquer parte do mundo onde existam situações enquadradas nas missões para a qual foi desenhada.

Estes exercícios decorrem principalmente nas ilhas de São Vicente, onde está o grosso das tropas e material militar, Santo Antão, Fogo, onde vai ter lugar a evacuação de populações face a uma ficcionada erupção do vulcão da ilha, e Sal, onde estão concentrados os meios aéreos.


pub