Desde a última semana que o Felicity Ace arde ao largo dos Açores. Vinte e dois tripulantes foram resgatados e estima-se que os estragos do navio, que ainda arde, andem pelos 400 milhões de euros. O incêndio está a ser alimentado por baterias de lítio pertencentes aos carros elétricos.
De acordo com especialistas em seguros, estavam no navio bens avaliados em mais de 430 milhões de euros, 400 milhões respeitantes aos carros de luxo. De acordo com a Volkswagen, a marca vai sofrer danos a ultrapassar os 150 milhões de euros, já que a empresa alemã detém as marcas Porsche, Bentley e Lamborghini.
“Estes números mostram mais uma vez a precariedade das cadeias de abastecimento”, disse Suki Basi, diretor da Volkswagen. “Este incidente vem numa má altura para os fabricantes de carros, que estão a braços com uma crise nas cadeias de abastecimento de semicondutores, o que resulta em novos atrasos na construção de carros. Um acontecimento destes não vai reforçar a confiança dos consumidores”.
A empresa que controla o navio disse que este está estável e que não perde combustível. O capitão do porto do Faial explicou que o fumo que saía do navio era de um incêndio alimentado por baterias de lítio e que era necessário equipamento específico para apagar o fogo.
Esta terça-feira, a Marinha Portuguesa divulgou a situação do navio e explicou que o mesmo continua a ser monitorizado, havendo menos fumo a sair da estrutura.
“O navio patrulha oceânico NRP Setúbal, da Marinha Portuguesa, permanece no local a acompanhar a situação, como garante da segurança da navegação e vigilância da poluição do meio marinho, monitorizando permanentemente a estabilidade do navio. Até ao momento não foi detetado qualquer foco de poluição no mar. É visível a saída de fumos brancos do navio, que diminuíram consideravelmente”.
O Felicity Ace tem dois rebocadores em operações de arrefecimento e na quinta-feira uma equipa de peritos vai ao navio para analisar tentativas de reboque, através de um helicóptero da Força Aérea.
O navio saiu do porto de Emden, na Alemanha, local onde a Volswagen tem uma fábrica, e dirigia-se para Rhode Island, nos Estados Unidos.
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