Novo governo moçambicano inclui sete governadores provinciais

por Agência LUSA

Sete dos onze governadores provinciais de Moçambique foram chamados a fazer parte do governo do país, nomeado na quinta-feira pelo novo Presidente da República, Armando Guebuza.

No governo, liderado pela primeira-ministra Luísa Diogo, que já ocupava idênticas funções no anterior executivo, nomeado pelo ex- presidente Joaquim Chissano, estão agora os ex-governadores de Cabo Delgado, Tete, Inhambane, Niassa, Sofala, Zambézia e Gaza.

José Pacheco trocou a província de Cabo Delgado pela pasta do Interior, enquanto o ex-governador de Tete, Tomás Mandlate, foi nomeado para a Agricultura.

David Simango (Niassa) é o novo ministro da Juventude e Desportos, Felício Zacarias (Sofala) foi nomeado para a pasta da Obras Públicas e Habitação, Lucas Chomera (Zambézia) para a Administração Estatal e Rosário Mualeia (Gaza) para vice-ministro do Turismo.

Do anterior executivo transitaram, além da primeira-ministra, os ministros da Defesa, Tobias Dai, do Turismo, Fernando Sumbane, da Mulher e Acção Social, Virgília Matabele, e das Pescas, Cadmiel Muthemba, enquanto diversos vice-ministros foram agora promovidos a ministros.

Manuel Chang, ex-vice-ministro do Plano e Finanças, é agora ministro das Finanças, Aiuba Cuereneia passou de vice-ministro da Administração Estatal para ministro do Desenvolvimento e Planificação e Luciano André Castro transitou de vice-ministro da Mulher e Acção Social para ministro da Coordenação para Acção Ambiental.

A anterior vice-ministra dos Recursos Minerais e Energia, Esperança Dias, é agora a titular da pasta dos Recursos Minerais.

A composição do novo governo moçambicano ainda não está fechada, faltando nomear os ministros da Justiça, Ciência e Tecnologia e dos Antigos Combatentes.

Do anterior executivo, ficaram de fora Tomás Salomão (Transportes e Comunicações), Alcido Nguenha (Educação), José Chichava (Administração Estatal), Roberto White (Obras Públicas e Habitação), Francisco Songane (Saúde), Leonardo Simão (Negócios Estrangeiros e Cooperação), Almerino Manhenje (Interior) e Carlos Morgado (Indústria e Comércio).

pub