Novo `speaker` dos EUA liderou oposição à certificação da vitória de Biden

por Lusa

O novo líder da Câmara dos Representantes norte-americana (`speaker`), Mike Johnson, foi um dos principais opositores à certificação de Joe Biden como vencedor das eleições presidenciais em 2020 e congregou mais de 100 congressistas para fazer o mesmo.

Eleito de forma unânime pela maioria Republicana, o representante do 4º distrito da Luisiana liderou os esforços relativos a um `amicus brief` -- um documento legal de apoio -- ao processo interposto pelo Texas para reverter a vitória de Joe Biden em quatro estados decisivos em 2020.

Na véspera de 06 de janeiro de 2021, instruiu os colegas sobre o que podiam usar para votar contra a certificação de Joe Biden e, após o ataque ao Capitólio, escreveu um memorando de duas páginas sobre esses argumentos.

O jornal New York Times descreveu-o como "o mais importante arquiteto das objeções ao Colégio Eleitoral".

Este envolvimento foi levantado pelos jornalistas na antecâmara da sua eleição, mas o agora líder e vários congressistas republicanos abafaram as perguntas com gritos e vaias. A congressista Virginia Foxx mandou calar repetidamente a jornalista da ABC News que tentou colocar a pergunta.

O tema do ataque ao Capitólio foi levantado pelo líder da minoria democrata na câmara baixa, Hakeem Jeffries, no discurso que antecedeu a consagração de Mike Johnson. A menção mereceu novas vaias por parte da maioria Republicana.

"A maior ameaça à segurança nacional é a dívida da nação", declarou o `speaker` eleito, cujo discurso se focou nos imigrantes ilegais, a crise do narcótico fentanil, a inflação e os níveis históricos da dívida soberana.

Johnson não mencionou Trump, o Capitólio ou as profundas divisões no seu partido em relação à eleição de 2020 que ele próprio tentou subverter.

O `speaker` prometeu, em vez disso, liderar com transparência, honestidade e integridade e declarou que os seus 7 princípios de conservadorismo são as fundações dos Estados Unidos. Esses princípios são liberdade individual, governo limitado, Estado de Direito, paz através da força, responsabilidade fiscal, mercados livres e dignidade humana.

Essa é a sua característica mais conhecida na maioria Republicana: uma forte crença nos princípios conservadores sem a postura cáustica e antagonista de outros nomes proeminentes, como o ex-líder Kevin McCarthy e o candidato falhado Jim Jordan.

É contra o direito ao aborto, defensor do direito a discriminar contra membros da comunidade LGBTQ+ e votou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Introduziu uma proposta de lei que proíbe a discussão de identidade ou orientação sexual em instituições com financiamento federal e defende a restrição do uso de canábis para fins medicinais. Também tem sido contra o auxílio financeiro à Ucrânia na defesa após a invasão russa.

Cristão evangélico, considerado afável e com bom relacionamento na casa Republicana, Johnson está há relativamente pouco tempo no Congresso, embora não seja neófito. Advogado especialista em assuntos constitucionais, chegou ao Congresso em 2016 e tornou-se um dos maiores aliados de Trump.

Fez parte da sua equipa legal de defesa durante o primeiro processo de destituição (`impeachment`) em 2020, quando o ex-presidente foi acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso.

O alinhamento com Trump e as posições ultraconservadoras em matérias sociais garantiu-lhe o apoio das várias fações no partido, depois de três tentativas falhadas de eleger um substituto de Kevin McCarthy.

A sua posição de vice-líder da maioria Republicana e de membro na Comissão Judiciária e na Comissão de Serviços Armados ajudou a solidificar o apoio dos congressistas, além de ter sido `chairman` da Comissão Republicana de Estudos.

Mesmo aqueles que recusaram apoiar Jim Jordan por considerarem que era demasiado radical votaram a favor de Johnson, cujo perfil é mais discreto.

O `speaker` não faz parte do Freedom Caucus, a ala radical que projetou a destituição de McCarthy, mas tem credenciais conservadoras aproximadas.

Deu notas da sua posição no discurso de vitória e em comunicado, comprometendo-se a "avançar uma agenda abrangente de política conservadora" e "combater as políticas prejudiciais da administração Biden".

Licenciado em Direito pelo Paul M. Hebert Law Center e com um MBA pela Universidade Estadual da Luisiana, foi professor universitário e tem um podcast religioso com a sua mulher.

Tópicos
pub