Número de mortes na coligação apoiada pelos EUA na Síria sobe para 68

por Lusa

Cairo, 27 out (Lusa) - Pelo menos 68 combatentes das Forças da Síria Democrática (FSD) morreram nas últimas horas numa série de ataques coordenados pelo grupo terrorista Estado Islâmico contra populações do nordeste da Síria, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O diretor desta organização não governamental, Rami Abderrahman, disse à agência de notícias espanhola Efe que também se registaram cerca de 100 feridos no ataque e que os terroristas sequestraram, pelo menos, vinte elementos das FSD, o grupo apoiado pela coligação internacional.

A ofensiva começou durante a noite e prolongou-se até esta manhã nas localidades de Soussa, Baghouz e Hajine, na província de Deir Ezzor, perto da fronteira com o Iraque.

As FDS lançaram em 10 de setembro a última etapa de uma ofensiva que tinha como objetivo acabar com a presença do EI no leste da Síria.

A ofensiva da coligação curda-árabe tinha como principal alvo o último reduto do EI na margem leste do rio Eufrates, que abrange as localidades de Soussa e Baghouz, mas também as zonas de Hajine e Al-Chaafa.

Desde 10 de setembro, os combates fizeram 496 mortos entre os `jihadistas` e mataram 270 combatentes das FDS, segundo dados do observatório.

A coligação internacional anti-jihadista liderada pelos Estados Unidos reconheceu até à data a morte de mais de 1.100 civis no Iraque e na Síria desde o início das suas operações nestes dois países em 2014.

Tópicos
pub