"O médico disse-me que podia ir". Francisco diz-se pronto a estar na JMJ

“O médico disse-me que podia ir para estar convosco”. É desta forma que o papa se diz preparado para viajar no início de agosto até Lisboa, onde vai ter lugar a Jornada Mundial da Juventude. Em mensagem de vídeo, Francisco exorta os jovens de todo mundo a deslocarem-se a Portugal para este evento.

Carlos Santos Neves - RTP /
O sumo pontífice da Igreja Católica afirma em vídeo estar “preparado e com tudo à mão” para se deslocar a Lisboa, em agosto Fabio Frustaci - EPA

Duas semanas depois der sido operado, no Hospital Gemelli, em Roma, a uma hérnia intestinal, o sumo pontífice da Igreja Católica fez divulgar uma mensagem de vídeo, disponível no site da organização da Jornada Mundial da Juventude e no Facebook, em que diz estar “preparado e com tudo à mão” para estar em Portugal a partir de 2 de agosto.

O papa sublinha que o evento constitui “um ponto de atração para todos”.



“Alguns pensam que por causa da doença não posso ir. Mas o médico disse-me que podia ir para estar convosco”, afirma Francisco, que mostra a mochila da Jornada Mundial da Juventude: o kit do peregrino que será divulgado a breve trecho, segundo um comunicado da organização.

Num outro vídeo, este destinado a elementos das forças de segurança, da alimentação, da limpeza e profissionais de saúde, o papa deixa um agradecimento pela “generosidade” e pelo “trabalho” dos que “possibilitam toda a infraestrutura” e “sustentam a JMJ”, “queimando horas e horas de trabalho”, mas que “não aparecem como protagonistas”.



“Obrigado, obrigado, obrigado”, repete.
PUB