Observatório de Arecibo colapsa após quebra de vários cabos que ainda sustentavam a cúpula

por Nuno patrício - RTP
Foto: Deborah Martorell

Conhecida pela sua enorme estrutura a grande parábola de Arecibo, conhecida por Observatório de Arecibo acabou por colapsar esta terça-feira, três semanas depois de um dos cabos principais ligados à cúpula suspensa ter partido e danificado parte da parábola existente no chão.

Agora a informação da queda surge no twitter através Deborah Martorell, uma meteorologista certificada pela American Meteorological.

Créditos: Observatório de Arecibo/DR

Deborah Martorell diz na publicação que “é com prefundo pesar que comunico que acaba de colapsar a grande plataforma do Observatório de Arecibo".


A meteoroloisa norte americana mostra o antes e o depois da grande estrutura cientifica colapsar.



Com esta perda o mundo da investigação cientifica fica mais pobre e o programa SETI perde uma das principais fontes de informação sobre busca de vida extraterrena no espaço profundo.


Arecibo. Era um olho da Terra para o espaço

O radiotelescópio de Arecibo era considerado como uma das maiores maravilhas tecnológicas construídas pelo Homem.

Estando instalado na Terra, o observatório está exposto aos efeitos meteorológicos e, em 2017, sofreu vários danos, quando o furacão Maria devastou Porto Rico.


Foram efetuadas várias reparações após um dos cabos auxiliares, de 13 centímetros de espessura - um dos seis amarrados entre três torres de suporte e a plataforma da antena suspensa, instalados em 1994 -, se desprendeu da plataforma.

No passado mês de outubro, a Universidade da Florida Central, que lidera um consórcio que administra o observatório, solicitou cerca de nove milhões de euros para reparações de emergência solicitada pela atual proprietária de Arecibo, a Fundação Nacional de Ciência (NSF, na sigla em inglês).

Agora com o total colapso a ciência fica mais pobre e o saber mais sobre o que anda lá por cima caiu hoje por terra.

 
pub