Onde está Ramzan Kadyrov? Kremlin diz que não tem informações sobre estado de saúde do líder checheno

por Andreia Martins - RTP
Alexander Astafyev/Pool - Reuters

A saúde do líder da República da Chechénia, Ramzan Kadyrov, tem sido um tópico de especulação nas redes sociais. Nos últimos dias, o porta-voz do Serviço de Segurança da Ucrânia adiantava que o líder checheno se encontrava em coma. Moscovo afirmou apenas que não dispõe de qualquer informação sobre o seu estado de saúde.

Esta segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não confirmou os rumores e adiantou que a Rússia “não tem qualquer informação” sobre a saúde do líder checheno.

“De qualquer das formas, a administração presidencial dificilmente pode emitir certificados de saúde, por isso não temos nada para vos dizer aqui”, afirmou o porta-voz do Kremlin quando questionado sobre os rumores de que o líder checheno se encontrava em coma.

Após os boatos que têm circulado pelas redes sociais nos últimos dias, foram partilhados no domingo dois vídeos de Ramzan Kadyrov num local não identificado. A data em que os vídeos foram gravados também não é especificada.

No primeiro vídeo, o líder checheno aparece a sorrir durante um passeio. No segundo, Kadyrov alude aos comentários recentes e recomenda com ironia a prática de desporto.

Recomendo fortemente que todos os que não conseguem distinguir verdades de mentiras na internet façam uma caminhada, apanhem um pouco de ar fresco e ponham os seus pensamentos em ordem. A chuva pode ser incrivelmente revigorante”, recomenda, em checheno e em russo.
Ramzan Kadyrov é presidente da Chechénia desde 2007 e é considerado um aliado próximo de Vladimir Putin.
Na última sexta-feira, o jornal digital ucraniano Obozrevatel adiantava, citando Andriy Yusov, porta-voz dos serviços de segurança da Ucrânia, que o líder checheno se encontrava “em estado grave” e que as “doenças” de que padecia tinham piorado.

Já esta segunda-feira, a mesma publicação adiantava, com base em informações facultadas pela “diáspora chechena”, que Kadyrov tinha sido submetido a um transplante de rim e que a intervenção tinha corrido mal.

As indicações deste porta-voz não são acompanhadas por qualquer prova e seguem-se a vários meses de rumores sobre alegados problemas renais do líder da Chechénia.

Kadyrov tem sido um dos grandes apoiantes de Vladimir Putin desde o início da invasão da Ucrânia. O líder checheno tem ajudado no esforço de guerra com o envio de soldados para o terreno.

Há cerca de um ano, no início de outubro de 2022, Ramzan Kadyrov anunciava o envio de três filhos adolescentes para o campo de batalha.
PUB