Onze mortos em explosão de mina de carvão na Colômbia

por Mário Aleixo - RTP
Onze pessoas morreram na sequência de uma explosão numa mina de carvão na Colômbia globo

Onze pessoas morreram e quatro ficaram feridas numa explosão acidental numa mina de carvão no município de Cucunuba, no centro da Colômbia, revelou fonte dos bombeiros locais.

Um oficial de bombeiros de Cucununa avançou à cadeia de rádios Caracol que o acidente ocorreu numa mina de carvão que funcionava legalmente, sem especificar as circunstâncias em que ocorreu a explosão.

"Há 11 mortos e quatro feridos", disse o capitão Alvaro Farfan, acrescentando que as vítimas são funcionários das minas.

As explorações mineiras colombianas continuam a laborar durante a crise de saúde causada pela pandemia de coronavírus, uma vez que não foram abrangidas pelo decreto presidencial que estabeleceu o confinamento geral da população.

A Agência Nacional de Minas confirmou na rede social Twitter a informação avançada pelos bombeiros, e decretou a suspensão das "atividades de mineração subterrânea de carvão" em Cucunuba.

Na sexta-feira, seis outros mineiros morreram num acidente semelhante num depósito de carvão em San Cayetano, no nordeste do país.

pub