Os anúncios que a Rússia comprou no Facebook em 2016

por Jorge Almeida - RTP
Dado Ruvic - Reuters

Foram divulgados alguns dos anúncios publicados no Facebook e que terão sido pagos por uma empresa russa com ligações ao Kremlin. O objetivo era influenciar as eleições presidenciais nos Estados Unidos a favor de Donald Trump.

O comité de informação da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos divulgou na quarta-feira alguns dos anúncios colocados no Facebook que foram pagos em rublos e que alegadamente estão ligados à Internet Research Agency, uma empresa russa com ligações ao Kremlin.

Os anúncios que foram colocados em várias plataformas na internet terão servido para explorar divisões na sociedade norte-americana e influenciar os eleitores para votarem em Donald Trump em desfavor de Hillary Clinton.



A democrata Jackie Speier, representante da Califórnia, realçou, na Câmara do Representantes, que os EUA "têm as mentes mais brilhantes da comunidade de tecnologia e a Rússia foi capaz de usar a internet para nos dividir, enganar e desacreditar a nossa democracia”.

Alguns anúncios foram agora publicados pelo jornal The New York Times.



Os anúncios passavam uma mensagem explícita e versavam sobre temas quentes da campanha eleitoral, como, por exemplo, a entrada de imigrantes nos Estados Unidos.



O Facebook, o Twitter e outras plataformas encerrarem as contas suspeitas mas ainda hoje é possível recuperar alguns anúncios que foram partilhados em larga escala na internet.
Tópicos
pub