Países candidatos à UE. Bruxelas prepara-se para viver um dia histórico

por Antena 1

Os 27 líderes da União Europeia aprovam hoje o estatuto da Ucrânia como país candidato à entrada no espaço comum europeu. A guerra e os impactos do alargamento da União vão estar em debate.

O Conselho Europeu só arranca à tarde. De manhã, os 27 vão ter que dar uma palavrinha aos países dos Balcãs Ocidentais, países que esperam há vários anos a possibilidade d pertencer ao bloco comunitário.
Von der Leyen liderou com pulso firme a chegada da Ucrânia até à porta da união, arrastando também a Moldávia.

Na última sexta-feira, o executivo comunitário recomendou a atribuição do estatuto de países candidatos à Ucrânia e Moldávia, enquanto para a Geórgia propõe que lhe seja dada apenas "perspetiva europeia", por considerar que são necessários mais passos para o estatuto de país candidato.

As atenções estão inevitavelmente centradas na decisão sobre a Ucrânia, parecendo agora um dado adquirido que os 27 seguirão a recomendação da Comissão, sobretudo desde que, na passada semana, os líderes das três maiores economias da União -- o chanceler alemão Olaf Scholz, o Presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro italiano Mario Draghi -- estiveram em Kiev para expressar em conjunto o seu apoio à concessão do estatuto com efeito "imediato".

pub