Panamá retira credenciais de embaixador da Venezuela no país

por Lusa

Cidade do Panamá, 23 mar (Lusa) - O Panamá anunciou ter retirado as credenciais do embaixador da Venezuela e a mais de uma dezena de diplomatas daquele país, um dia depois das forças de segurança venezuelanas terem detido o chefe de gabinete do líder opositor Juan Guaidó.

"O Panamá tomou a decisão de retirar as credenciais de 14 funcionários da missão diplomática da Venezuela no Panamá, exceto aos funcionários públicos de carreira e aqueles que cuidam dos assuntos consulares", declarou o executivo do Presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, em comunicado, esta sexta-feira.

O Governo do Panamá sublinhou que a retirada das credenciais dos 14 diplomatas é uma medida que "vem um dia após a prisão arbitrária de Roberto Marrero, chefe de gabinete do presidente Guaidó, ação que prejudica os esforços para a paz neste país".

As forças de segurança venezuelanas detiveram na quinta-feira o chefe de gabinete do líder opositor Juan Guaidó durante buscas na sua casa.

O advogado Roberto Marrero foi levado por agentes dos serviços de informação numa operação realizada muito cedo hoje em Caracas, disse o parlamentar Sergio Vergara, cuja residência fica nas proximidades e que também foi alvo de buscas.

Vergara disse que foi acordado por fortes pancadas na porta e que os agentes lhe apontaram armas.

"Sequestraram Roberto Marrero, chefe do meu escritório (...). A operação começou às 02:00 aproximadamente. Nós não sabemos do seu paradeiro. Ele deve ser libertado imediatamente", escreveu por seu lado Juan Guaidó, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Marrero e Vergara acompanharam Guaidó numa viagem recente a países da América Latina para aumentar o apoio internacional aos seus esforços para remover Maduro da Presidência venezuelana.

Vários países e organismos internacionais já questionaram a detenção do chefe de gabinete do autoproclamado presidente interino da Venezuela, entre eles os Estados Unidos, reclamando que seja "libertado" pelas autoridades venezuelanas

Tópicos
pub