Papa Francisco assegura que Paulo VI será santo este ano

| Mundo

Papa Francisco no dia 14 de fevereiro de 2018
|

O papa Francisco assegurou que o papa Paulo VI será canonizado este ano e ironicamente acrescenta que o papa emérito Bento XVI e ele próprio estão "em lista de espera", informou hoje a Santa Sé em comunicado.

O papa expressou-se assim numa audiência que teve na quinta-feira com padres paroquianos e sacerdotes de Roma, mas o discurso só foi hoje divulgado pela Santa Sé.

"Há dois bispos de Roma [recentes] já santos (João XXIII e João Paulo II). Paulo VI será santo este ano. Um [está] com a causa da beatificação em curso, João Paulo I, a sua causa está aberta. E Bento e eu, em lista de espera, rezem por nós", disse Francisco.

Paulo VI, cujo nome era Giovanni Battista Montini, exerceu o seu pontificado entre 1963 e 1978 e é lembrado por ser o pontífice que completou o Concílio Vaticano II, iniciado pelo seu antecessor, João XXIII.

Em 1967 tornou cardeal Karol Wojtyla e dez anos depois Joseph Ratzinger. Os dois seriam depois seus sucessores, João Paulo II e Bento XVI, respetivamente.

Paulo VI foi beatificado pelo papa Francisco em outubro de 2014.

Em abril do mesmo ano, o papa canonizou João Paulo II e João XXIII e em novembro do ano passado abriu o processo de canonização de João Paulo I, que foi papa por 33 dias em 1978.

Tópicos:

Karol Wojtyla, XXIII,

A informação mais vista

+ Em Foco

Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

    Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

      A Austrália enfrenta a maior seca de que há memória, afetando agricultores e criação de gado.