Papa Francisco assegura que Paulo VI será santo este ano

| Mundo

Papa Francisco no dia 14 de fevereiro de 2018
|

O papa Francisco assegurou que o papa Paulo VI será canonizado este ano e ironicamente acrescenta que o papa emérito Bento XVI e ele próprio estão "em lista de espera", informou hoje a Santa Sé em comunicado.

O papa expressou-se assim numa audiência que teve na quinta-feira com padres paroquianos e sacerdotes de Roma, mas o discurso só foi hoje divulgado pela Santa Sé.

"Há dois bispos de Roma [recentes] já santos (João XXIII e João Paulo II). Paulo VI será santo este ano. Um [está] com a causa da beatificação em curso, João Paulo I, a sua causa está aberta. E Bento e eu, em lista de espera, rezem por nós", disse Francisco.

Paulo VI, cujo nome era Giovanni Battista Montini, exerceu o seu pontificado entre 1963 e 1978 e é lembrado por ser o pontífice que completou o Concílio Vaticano II, iniciado pelo seu antecessor, João XXIII.

Em 1967 tornou cardeal Karol Wojtyla e dez anos depois Joseph Ratzinger. Os dois seriam depois seus sucessores, João Paulo II e Bento XVI, respetivamente.

Paulo VI foi beatificado pelo papa Francisco em outubro de 2014.

Em abril do mesmo ano, o papa canonizou João Paulo II e João XXIII e em novembro do ano passado abriu o processo de canonização de João Paulo I, que foi papa por 33 dias em 1978.

Tópicos:

Karol Wojtyla, XXIII,

A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistada no Telejornal, a ministra da Saúde admitiu que reunir o consenso do PSD "não foi algo que tenha passado pelas preocupações do Governo".

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.