Paris vai acolher sede da Autoridade Bancária Europeia

por RTP
Charles Platiau - Reuters

A nova sede pós-Brexit da Autoridade Bancária Europeia foi decidida esta tarde. Paris foi a cidade escolhida entre as oito candidaturas apresentadas. Tal como aconteceu na determinação da nova sede da Agência Europeia do Medicamento, o vencedor foi determinado por sorteio.

Depois de três rondas de votação em Bruxelas, foi necessário efetuar um sorteio para chegar a uma decisão final. 

passaram à segunda volta Dublin, Paris e Frankfurt, tendo as duas primeiras recolhido mais votos e passado à terceira e última volta, na qual se registou uma igualdade (13 votos cada), sendo por isso necessário recorrer a um sorteio, tal como sucedera pouco antes na votação para a sede da Agência Europeia do Medicamento.

No sorteio, realizado no Conselho de Assuntos Gerais da UE, a capital francesa venceu, e acolherá assim o organismo de regulação dos bancos no mercado único.

O Presidente da República já veio congratular-se com a decisão, considerando que ela vem provar o compromisso da França com a Europa e a atratividade da capital. Emmanuel Macron agradece aos parceiros europeus esta prova de confiança.

A cidade holandesa de Amesterdão vai acolher por seu turno a futura sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), ao bater Milão (Itália) por sorteio, após um empate 13-13.

Numa "corrida" na qual participava a cidade do Porto -- que foi afastada na primeira volta, ao ser a sétima cidade mais votada -, Milão foi a cidade a reunir mais votos nas duas primeiras voltas, mas na terceira e última ficou empatada com Amesterdão, e a cidade holandesa viu a sorte sorrir-lhe no sorteio.

São assim conhecidas as duas cidades que vão acolher as duas agências que vão deixar o Reino Unido em virtude do `Brexit`, que se concretizará em 2019.

c/Lusa
pub