Pelo menos 69 refugiados rohingya resgatados ao largo da Indonésia

por Lusa

Pelo menos 69 refugiados rohingya foram hoje resgatados no mar, ao largo da costa da região indonésia de Aceh, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Os refugiados foram encontrados agarrados ao casco de um barco virado, a cerca de 30 quilómetros da costa. De acordo com um dos seis sobreviventes resgatados no dia anterior, mais de cem rohingyas estavam a bordo da embarcação que naufragou na quarta-feira.

"Sessenta e nove pessoas foram resgatados pela equipa de busca e salvamento", disse um jornalista da AFP a bordo da embarcação das autoridades de socorro.

De acordo com as imagens captadas a bordo e visualizadas pela AFP, entre as pessoas resgatadas estavam crianças.

Contactada pela AFP, a agência das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR) não reagiu de imediato.

Um barco que transportava mais de uma centena de refugiados rohingya, de acordo com sobreviventes, e um segundo barco onde se refugiaram mais tarde viraram na quarta-feira, disseram pescadores locais.

Seis dos refugiados foram resgatados por pescadores nesse dia, mas um sobrevivente estimou que cerca de 150 pessoas estavam a bordo.

Desde novembro, centenas de membros desta minoria muçulmana perseguida em Myanmar (antiga Birmânia) fugiram de campos de refugiados no Bangladesh para chegar à província de Aceh, na ponta ocidental da Indonésia, por mar e em barcos improvisados.

Todos os anos, milhares de rohingyas arriscam a vida em viagens marítimas perigosas e dispendiosas para tentar chegar à Indonésia ou à Malásia.

Desde meados de novembro, mais de 1700 pessoas chegaram à Indonésia, o que representa a maior migração de rohingyas para o arquipélago desde 2015, indicou a ONU.

Tópicos
pub