Perito mundial de contraterrorismo deixa alerta a Portugal

| Mundo
Perito mundial de contraterrorismo deixa alerta a Portugal

A ver: Perito mundial de contraterrorismo deixa alerta a Portugal

Em entrevista exclusiva ao programa da RTP Olhar o Mundo, Boaz Ganor avisa que a ameaça jihadista se aproxima de Portugal e não pode ser descurada.

O alerta é do diretor executivo do Instituto Internacional de Contra-terrorismo (ICT), no Centro Interdisciplinar (IDC) em Herzliya, Israel, e também presidente fundador da Comunidade Académica Internacional para o Contra-terrorismo (ICTAC).

"Se eu fosse um decisor português estaria muito feliz com a situação atual, mas não iria descontrair e dizer que estão seguros. Vocês não estão seguros. É apenas uma questão de tempo até essa ameaça global e local desafiar Portugal tal como já o fez em outros países", considera o especialista.

A entrevista ao jornalista António Mateus ocorreu à margem da 3ª edição da Conferência Internacional sobre Terrorismo Contemporâneo, promovida pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (IISCSP), onde Boaz Ganor foi orador convidado.

A informação mais vista

+ Em Foco

Os dados do sistema de Informação de Fogos Florestais da União Europeia (EFFIS) indicam que só entre os dias 14 e 15 de outubro arderam em Portugal continental cerca de 200 mil hectares.

    Filipe Vasconcelos Romão, comentador de assuntos internacionais, refere que o artigo 155 da Constituição Espanhola será aplicado sem que haja qualquer lei de enquadramento.

    Impostos, orçamentos, metas para o próximo ano. A RTP descodifica a proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo ministro das Finanças esta sexta-feira.

      Na primeira entrevista pós-autárquicas, à Antena 1, Jerónimo de Sousa não poupou nas palavras. Afirmou que o "Governo ficou mal na fotografia e subestimou a situação" dos fogos.