"Plantação" de provas. Trump omitiu que a busca do FBI foi gravada por câmaras

por RTP
Jim Rassol, Epa

Donald Trump tinha lançado a suspeita de o FBI possivelmente ter "plantado" provas durante a busca que fez na sua casa de Mar-a-Lago, mas omitira que toda a busca pôde ser vista em directo ou em diferido pela sua família, porque toda decorreu sob as câmaras de videovigilância do edifício.

A revelação de que a busca decorreu sob a vigilância das câmaras foi feita pela advogada de Trump, Christina Bobb, que começara por admitir como possível, embora improvável, que o FBI tivesse colocado no local elementos de prova comprometedores para o antigo presidente. Bobb afirmou mesmo que Trump e a família tinham assistido em directo a praticamente toda a acção de busca policial.

Segundo a advogada, em entrevista de quinta feira à Real America Voice, "o pessoal em Nova Iorque - o presidente Trump e a família dele - provavelmente viram melhor do que eu. Porque eles tinham as câmaras de videovigilância, eles podiam ver". 

Embora Trump estivesse em Manhattan à hora da busca e Bobb estivesse em Mar-a-Lago, ela permaneceu num parque de estacionamento a reunir documentação e a responder a um interrogatório dos agentes do FBI. Por isso, diz que que eles [a família de Trump] "têm uma ideia melhor do que se passou lá dentro". Ainda segundo Bobb, as câmaras só estiveram desligadas durante um breve momento.


Por outro lado, também Eric Trump, o filho do ex-presidente, confirmou ao Daily Mail que acompanhou toda a busca através das câmaras de videovigilância.

Durante a busca, os agentes federais apreenderam 20 caixotes de documentos, incluindo 11 conjuntos de documentação classificada, parte dela com a classificação de top secret.

Trump repetidamente lançara contra o FBI na sua plataforma digital Truth Social a suspeita de ter, com elevada probabilidade, "plantado" provas no local para comprometê-lo, mas sem referir que teve a possibillidade de observar em directo toda a busca, ou de observá-la depois, por ter ficado gravada.
pub