Polémica na África do Sul após obra com Nelson Mandela a fazer saudação nazi

por Lusa

O polémico artista sul-africano Ayanda Mabulu está a ser fortemente contestado na África do Sul por ter exposto uma obra em que retrata Nelson Mandela a fazer a saudação nazi com uma suástica de fundo.

Segundo os media locais, Ayanda Mabulu escreveu uma frase ofensiva sob o retrato do antigo presidente da África do Sul e levou a obra para a Feira de Arte que se realizou entre sexta-feira e domingo em Joanesburgo.

De acordo com o portal de notícias Times Live, não se previa que Mabulu exibisse a sua obra na feira, tendo o retrato controverso de Mandela sido retirado em duas ocasiões, num único dia.

A Fundação Mandela qualificou a criação de Mabulu como "profundamente ofensiva", argumentando que a sua visão do Prémio Nobel da Paz, em 1993, "ultrapassa qualquer limite razoável", pelo que pondera agir contra o artista.

Os utilizadores das redes sociais da África do Sul reagiram com indignação ao trabalho do artista.

A África do Sul celebrou em julho de 2018 o centenário do nascimento de Nelson Mandela, que morreu em 05 de dezembro de 2013, aos 95 anos, depois de uma vida dedicada à luta contra a discriminação racial e contra as injustiças sobre a população negra.

Tópicos
pub