Reportagem

Polícia catalã abateu autor do ataque de Barcelona

por RTP

A polícia catalã abateu Younes Abouyaaqoub, autor do ataque de quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. O alerta foi emitido por uma vizinha, que avisou a polícia quando viu um homem suspeito a aproximar-se de uma zona residencial. O autor do atentado transportava um cinto de explosivos falso.

Mais atualizações

20h30 - Damos por encerrada a cobertura dos eventos na Catalunha, esta segunda-feira. 

Pode encontrar aqui o resumo da operação policial que culminou com a morte de Younes Abouyaaqoub, autor material do ataque terrorista nas Ramblas, na passada quinta-feira. 


19h13 - Manifestação da comunidade islâmica em Barcelona

A comunidade islâmica enviou esta tarde uma mensagem de solidariedade para com as vítimas e protestou contra o terrorismo. 

Tal como na sexta-feira, durante a homenagem às vítimas, a multidão voltou a gritar "no tinc por" (Não tenho medo).

 


18h57 - Imã morreu durante explosão em Alcanar

Abdelbaki Es Satty, imã de Ripoll, morreu na explosão que antecedeu e precipitou os ataques da Catalunha. Era o alegado "cérebro" desta célula terrorista.

 

18h36 - Polícia dá por encerrada a operação policial

Neste momento, a célula envolvida nos ataques ocorridos na Catalunha, na semana passada, foi aniquilada. Os Mossos d'Esquadra não consideram que a operação não fica encerrada com a morte de todos os terroristas, uma vez que a investigação sobre os atentados continua. 

Dos doze terroristas, quatro foram detidos, dois morreram e Alcanar, no local onde ocorreu a explosão na véspera do ataque em Barcelona, cinco foram mortos em Cambrils, onde ocorreu o segundo atentado, e agora o principal suspeito, abatido em Suburats.

"No entanto, não significa que a investigação em causa fique terminada e que não tenhamos notícias nas próximas semanas", reiterou Josep Lluis Trapero, chefe da polícia catalã, em conferência de imprensa. 

18h32 - Carles Puidgemont, presidente da regiao autónoma da Catalunha, fala à imprensa


"Pouco antes das 17h00, os Mossos d'Esquadra abateram Younes Abouyaaqboub, condutor da furgoneta usada no atentado de Barcelona na quinta-feira passada", confirmou o responsável.   

18h28 - Younes Abouyaaqoub está morto, confirma a polícia


18h05 - Autor foi abatido junto a bomba de gasolina

O homem mais procurado de Espanha, autor do massacre das Ramblas, foi abatido esta segunda-feira à tarde à saída de uma bomba de gasolina em Subirats, uma localidade a cerca de 50 quilómetros de Barcelona.

Younes Abouyaaqoub era o último terrorista que faltava localizar para que a polícia desse por concluída a extinção desta célula jihadista.

Até ao momento, a polícia ainda não avançou com mais explicações mas ao que tudo indica terá sido uma vizinha, em Subirats, que se apercebeu que Younes estava neste local e terá dado o alerta às autoridades policiais, como relata a enviada especial da RTP a Barcelona, Sandra Felgueiras.

17h56 - O autor do ataque estaria acompanhado

O jornal El País refere que uma testemunha no local viu Younes Abouyaaqoub, autor do atentado de Barcelona, a assobiar junto de uma zona com moradias isoladas antes de ter sido abatido. 

A polícia estará agora à procura de um alegado cúmplice com ligações aos ataques na Catalunha, uma vez que pediu aos cidadãos que não divulgassem informações sobre a localização da polícia. O dispositivo policial ainda não foi desativado, apesar da morte do autor do ataque. 

Segundo a imprensa espanhola, o cinto de explosivos que Younes transportava era falso. Antes de ser abatido pela polícia, a uma distância de 10 a 15 metros, gritou "Alá é grande". 

O autor do ataque foi confirmado pela polícia através da recolha de impressões digitais, era de origem marroquina e vivia em Ripoll, Girona. Fazia parte da célula terrorista que atacou a Catalunha na semana passada. 

17h22 - Polícia confirma morte do autor do ataque de Barcelona

 


"Confirmamos que a pessoa abatida no incidente de Subirats é Younes Abouyaaqoub, autor do atentado terrorista em Barcelona", refere a mensagem dos Mossos d'Esquadra na rede social.

Abouyaaqoub, de 22 anos, era o principal suspeito da polícia e foi abatido esta tarde durante uma operação policial em Subirats, a 50 quilómetros de Barcelona. 




As autoridades confirmaram agora que foi este o condutor que atropelou dezenas de pessoas nas Ramblas, na passada quinta-feira, provocando 13 mortos e uma centena de feridos. 

A polícia procurava este suspeito desde o ataque de quinta-feira. Para além das vítimas mortais, as autoridades confirmaram esta segunda-feira que Abouyaaqoub provocou uma 14ª morte, ao ter apunhalado outro homem durante o roubo de um carro e consequente fuga. 

17h15 - Polícia pede discrição

No Twitter, os Mossos d'Esquadra pedem aos cidadãos que não divulguem a localização das autoridades: "Se encontrarem postos de controlo da polícia pedimos que não difundam a localização ou imagens da mesma".


 17h04 - El País e La Vanguardia confirmam morte de Younes Abouyaaqoub

A informação ainda não foi confirmada pelas autoridades, mas os dois diários espanhóis confirmam que o suspeito abatido é o presumível autor do atentado de Barcelona, da passada quinta-feira.

Segundo o jornal El País, o homem terá gritado "Alá é grande" antes de ter sido abatido pela polícia.

A TVE e a agência EFE também avançam que a polícia abateu esta tarde o principal suspeito do atentado das Ramblas.

 

 

16h50 - Técnicos especialistas em desativação de artefactos explosivos no terreno

A TEDAX procura perceber se o cinto de explosivos transportado pelo suspeito é verdadeiro ou falso. Para o efeito, os técnicos recorrem a um robot para se aproximar do local onde foi abatido o homem suspeito. 



16h45 - Está em curso uma operação policial em Subirats, a cerca de 50 quilómetros oeste de Barcelona

Segundo a informação mais recente, disponibilizada no Twitter dos Mossos d'Esquadra, o homem suspeito foi identificado por uma vizinha e foi abatido quando transportava um cinto de explosivos.