Pompa e protesto no segundo dia da visita de Trump ao Reino Unido

por RTP
Estão previstos vários protestos em diferentes cidades britânicas, incluindo uma "demonstração nacional" em Trafalgar Square EPA

O Presidente dos Estados Unidos cumpre esta terça-feira o segundo dia de visita oficial ao Reino Unido. Após alguns comentários que marcaram as primeiras horas em Londres, como as críticas ao mayor Sadiq Khan, Donald Trump prepara-se para a reunião com Theresa May. Na agenda estão temas como um possível acordo comercial transatlântico, as alterações climáticas e a Huawei.

Esta terça-feira o Presidente norte-americano e a primeira-ministra cessante tomaram o pequeno-almoço juntos, acompanhados de Ivanka Trump, o duque de York e dirigentes de algumas empresas, numa tentativa de reforçar os laços comerciais entre os dois países.

Donald Trump visita, em seguida, Downing Street, a residência oficial de Theresa May, esperando-se uma conferência de imprensa conjunta.

Por fim, seguir-se-á um banquete na residência do embaixador com a Rainha, o príncipe Carlos e Camila, a duquesa da Cornualha.
Os temas em discussão 
Primeiramente, será discutida a possibilidade de um acordo comercial entre os Estados Unidos e o Reino Unido, no contexto do Brexit. "Eles querem manter relações comerciais com os Estados Unidos e eu acho que há uma oportunidade para um acordo comercial muito grande", disse Trump, enaltecendo a "eterna amizade" entre os países.

Em cima da mesa está também a situação da Huawei, dado que, recentemente, os Estados Unidos colocaram a gigante tecnológica chinesa na "lista negra". Por outro lado, o Reino Unido disse que poderia permitir componentes da Huawei para a rede 5G.

Além disso, é esperado que May e Trump discutam o tema das alterações climáticas, um tema sensível, visto que o Reino Unido afirmou estar "desiludido com a decisão dos Estados Unidos de retirar-se do Acordo de Paris em 2017".

Por último, May quererá tratar do tema do Irão, dado que os EUA lançaram recentemente sanções económicas contra este país.

As discussões dão-se numa altura em que Trump pretende conseguir outro mandato e já anunciou a candidatura às eleições de 2020, enquanto May anunciou na semana passada a demissão. O adeus à chefia do Executivo acontece na sexta-feira.
Visita marcada por protestos
Estão previstos vários protestos em diferentes cidades britânicas, incluindo uma "demonstração nacional" em Trafalgar Square.

O líder dos trabalhistas, Jeremy Corbyn, estará presente na manifestação em Londres. Corbyn boicotou na segunda-feira o banquete com Trump.

Os manifestantes querem insurgir-se contra as ideias defendidas pelo Presidente norte-americano: "Todas as pessoas que representam diferentes setores hoje vêm juntas para mostrar às pessoas nos Estado Unidos que nos opomos – não só à pessoa, mas às ideias e ao tipo de visão do mundo que ele propõe", disse Alex Kenny, um manifestante citado pela BBC.
pub