Pompeo: “Trump enviado por Deus para salvar judeus do Irão”

| Mundo

|

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou numa entrevista, esta quinta-feira, que acredita que o presidente Donald Trump tenha sido enviado por Deus para salvar o povo judeu dos ataques do Irão.

Pompeo deu uma entrevista à rede de televisão Christian Broadcasting Network, em Jerusalém, no dia em que se festeja o feriado de Purim.

Neste feriado comemora-se a salvação dos judeus, pela rainha Esther, do plano de exterminação de Hamã, ministro do rei da Pérsia.

“E agora, 2.500 anos depois, há um novo Hamã no Médio Oriente que quer erradicar o povo judeu: o Estado iraniano”, disse Chris Mitchell na entrevista. “Considera que o presidente Trump tenha sido enviado, assim como a rainha Esther, para a salvar o povo judeu da ameaça iraniana?”, prosseguiu Mitchell.

Pompeo, em resposta à pergunta, afirmou: “Como cristão, acredito que é possível”.

Acrescentou ainda que “está confiante de que o Senhor está a trabalhar aqui”, descrevendo o papel que a administração dos EUA desempenhou na preservação do “Estado judeu”.

O secretário de Estado estadunidense viajou até Israel para discutir as ameaças regionais – em particular, a ameaça do Irão.
Na sua visita ao Muro das Lamentações, Poempeo contou com a companhia do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Foi a primeira vez que um secretário de Estado de Washington visitou Jerusalém, acompanhado por um líder israelita.

Pompeo afirmou que considerava muito importante a visita ao Muro das Lamentações acompanhado de um líder israelita, como demonstração do apoio dos EUA a Israel. Também referiu várias vezes o compromisso entre estes dois países, de se oporem ao Irão.

Desde que Trump assumiu o cargo de presidente, aumentou a pressão sobre o Irão, com o abandono do acordo nuclear de 2015 e com a renovação de sanções. Estas decisões, assim como o reconhecimento de Jerusalém como capital, foram muito bem recebidas por Israel.

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.