Português de 72 anos entre os seis feridos no ataque com faca em Annecy

por RTP
O cidadão português de 72 anos foi esfaqueado no pescoço pelo atacante e depois atingido acidentalmente pela polícia Florent Pecchio - L'essor Savoyard via Reuters

Um dos dois adultos feridos no ataque de quinta-feira num parque infantil da cidade alpina de Annecy é de nacionalidade portuguesa. Foi identificado pela televisão pública de França como Manuel, de 72 anos. O Ministério dos Negócios Estrangeiros adianta que este cidadão está "já fora de perigo".

"No decurso do trágico acontecimento, um cidadão português, ao tentar impedir o atacante de fugir da polícia, ficou gravemente ferido, estando neste momento já fora de perigo", lê-se em comunicado das Necessidades.

"Pelo ato de coragem e bravura, uma palavra de profundo agradecimento", sublinha o Ministério português dos Negócios Estrangeiros.O cidadão português de 72 anos foi esfaqueado no pescoço pelo atacante e depois atingido acidentalmente pela polícia.

"Através do Consulado-Geral de Portugal em Lyon, está a ser feito todo o acompanhamento da situação, junto das autoridades locais e do hospital, bem como prestado todo o apoio necessário a este cidadão", conclui o Ministério.

Duas das quatro crianças feridas ainda correm risco de vida. Todos os menores foram operados no hospital de Grenoble, onde já na manhã desta sexta-feira receberam a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, e da primeira-dama, Brigitte Macron.
O suspeito do ataque, já identificado como Abdalmasih H, de 31 anos, utilizou uma "faca dobrável tipo Opinel", vestia calções pretos e lenço azul atado à cabeça. Durante o ataque, registado em vídeo num telemóvel, levantou os braços e gritou, em inglês, in the name of Jesus, ou em nome de Jesus.

O homem usava um crucifixo e, entre os pertences, estava um livro de orações. Declarou-se um "cristão da Síria" quando pediu asilo.
Tópicos
pub