Presidente chinês em Portugal com economia em destaque

por Mário Aleixo - RTP
O presidente chinês fica em Portugal dois dias Wow Hwee Young - EPA

O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, estará pela primeira vez em Portugal com as relações económicas entre os dois países em evidência.

Xi Jinping inicia esta terça-feira uma visita de dois dias a Portugal. Esta é a terceira vez que um Chefe de Estado chinês se desloca ao país. A última foi há oito anos.

Portugal quer desenvolver a cooperação ambiental com um dos mais importantes parceiros no setor energético, numa altura como conta a jornalista Natália Carvalho, em que o líder chinês já deu sinais de querer aprofundar as relações entre os dois países.


O FMI admite que a China pode vir a ser a maior economia do mundo em 2030. O país asiático está também a dar passos importantes em termos militares.
Objetivos determinados

O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, será recebido pelas três primeiras figuras do Estado português, com parcerias económicas em pano de fundo.

Xi já afirmou que Portugal é uma peça importante da estratégia de internacionalização da economia chinesa, pela relevância que ocupa no mapa da União Europeia e pela sua influência em África, especialmente junto dos países de língua oficial portuguesa.
Dossiers em debate
O Governo apresenta em Lisboa um roteiro que define cenários macroeconómicos e modelos para as emissões de gases com efeito de estufa, com o objetivo de se atingir a neutralidade carbónica até 2050.

O "Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050" é apresentado numa sessão em Lisboa, na qual participam o ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

A neutralidade carbónica significa que as emissões de gases com efeito de estufa não ultrapassam a capacidade de as remover, por exemplo através da floresta.

As medidas a apresentar incluem a eletrificação da economia, a produção de energia solar, a redução das emissões da indústria ou a redução dos resíduos urbanos.
Programa do dia
O Presidente chinês começa a sua visita a Portugal ao início da tarde desta terça-feira, na Praça do Império, em Lisboa, onde será acolhido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para a fotografia oficial, numa cerimónia com honras militares.

À noite, Xi Jinping terá um jantar oficial oferecido pelo Presidente da República de Portugal, no Palácio da Ajuda.
pub