Primeira viagem desde a invasão russa. Zelensky a caminho de Washington

por Cristina Sambado - RTP
“A caminho dos EUA para reforçar a capacidade de resistência e defesa da Ucrânia”, escreveu o presidente ucraniano no Twitter Presidência ucraniana via EPA

O presidente ucraniano confirmou que vai esta quarta-feira a Washington encontrar-se com o homólogo norte-americano, Joe Biden, e intervir no Congresso dos Estados Unidos. É a primeira deslocação ao estrangeiro de Volodomyr Zelensky desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro.

A Casa Branca, que já confirmou a viagem, revelou que vai fornecer às forças de Kiev mísseis Patriot, o que aumenta significativamente a capacidade de defesa aérea da Ucrânia.

“A caminho dos EUA para reforçar a capacidade de resistência e defesa da Ucrânia”, escreveu o presidente ucraniano no Twitter.


Zelensky, que também vai dirigir-se ao Congresso norte-americano, recebeu nos últimos meses vários líderes estrangeiros na capital ucraniana. O presidente ucraniano tem também falado frequentemente com líderes mundiais pelo telefone e por videochamada.

A visita surpresa a um país estrangeiro marca uma estreia desde o início da guerra e assinala também a relação da Ucrânia com os Estados Unidos, que têm desempenhado um papel na liderança na prestação de apoio militar.

Num briefing, antes da deslocação à Casa Branca, Zelensky confirmou um novo pacote de quase dois milhões de dólares de assistência em matéria de segurança à Ucrânia.
O apoio militar norte-americano inclui um novo sistema de mísseis Patriot, que ajudará a Ucrânia a proteger as suas infraestruturas contra ataques das tropas russas. Há muito tempo que os ucranianos pedem sistemas de defesa aérea com mais poderes ao Ocidente.

A Rússia tem visado o setor energético da Ucrânia deixando milhares de pessoas sem energia, numa altura em que as temperaturas estão vários graus abaixo de zero.

A Casa Branca já revelou que vai ensinar as tropas ucranianas a usar o sistema Patriot e que esse treino vai levar algum tempo.

Nos EUA, está em curso uma lei para apoiar a Ucrânia com mais de 40 mil milhões de dólares em financiamento adicional em 2023.

Zelensky já afirmou que o custo mensal da defesa da Ucrânia foi de cerca de cinco mil milhões de dólares.


A visita do Presidente ucraniano a Washington acontece um dia depois de Zelensky ter feito uma deslocação de surpresa à cidade de Bakhmut, uma localidade onde as forças de Kiev e de Moscovo travam uma feroz batalha nos últimos meses.
pub